Publicidade
Milho e Sorgo

Plantio do milho verão 2026/27 chega a 30,8% e supera ritmo de 2025

Avanço também está acima da média de cinco safras; chuvas favorecem lavouras no Sul, mas temporais e excesso de umidade provocam problemas localizados


Publicado em: 07/10/2026 às 10:20hs

Plantio do milho verão 2026/27 chega a 30,8% e supera ritmo de 2025

O plantio do milho de primeira safra 2026/27 alcançou 30,8% da área prevista no Brasil até 2 de outubro, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A semeadura está à frente dos 29,1% registrados no mesmo período de 2025 e da média de 27,9% das últimas cinco safras.

As chuvas têm contribuído para o estabelecimento das lavouras no Paraná e em Santa Catarina. Entretanto, o excesso de umidade limita operações em algumas áreas, enquanto temporais causaram danos a plantações e estruturas de irrigação no Rio Grande do Sul.

Temporais atingem lavouras e pivôs no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, ainda há áreas a serem semeadas na Metade Sul e no Planalto Superior. Nas demais regiões, as lavouras em desenvolvimento apresentam, de maneira geral, condições consideradas regulares.

Parte das áreas já recebeu as primeiras aplicações de nitrogênio em cobertura e intervenções fitossanitárias.

Na Campanha e nas Missões, os temporais provocaram danos às lavouras e à infraestrutura das propriedades, incluindo pivôs de irrigação.

Santa Catarina tem boa emergência, mas excesso de chuva exige atenção

O plantio catarinense avançou com maior intensidade no Oeste e no Extremo Oeste. A disponibilidade de umidade favoreceu a germinação, a emergência e o desenvolvimento vegetativo inicial do milho.

Por outro lado, o excesso de precipitações restringiu algumas operações e pode ter comprometido o estande — a população de plantas estabelecidas — em áreas com drenagem insuficiente.

O monitoramento fitossanitário está voltado principalmente à cigarrinha-do-milho, aos percevejos e à lagarta-do-cartucho. Ventos fortes também elevam o risco de tombamento e acamamento das plantas.

Chuvas favorecem milho no Paraná

No Paraná, a semeadura está avançada, e as precipitações recentes contribuíram para o desenvolvimento das lavouras.

Segundo o acompanhamento da Conab, as áreas implantadas apresentam bom desenvolvimento, beneficiadas pelas condições de umidade.

Goiás e Minas Gerais concentram início do plantio em áreas irrigadas

Em Goiás, a semeadura ainda é incipiente e ocorre em áreas irrigadas do Leste do estado. Nas lavouras de sequeiro, o avanço dos trabalhos depende da consolidação do período chuvoso.

Em Minas Gerais, a implantação está concentrada principalmente em áreas irrigadas destinadas à produção de sementes.

O levantamento mostra que, embora o plantio nacional esteja acima das referências de 2025 e da média histórica, o andamento da safra apresenta diferenças regionais, tanto na disponibilidade de condições para semear quanto no desenvolvimento das lavouras já estabelecidas.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias