Publicado em: 14/05/2014 às 11:50hs
A safra do milho na região médio norte esta ainda incerta devido a vários fatores, em Nova Mutum, por exemplo, o agrônomo e ex-diretor da Aprosoja, Naildo Lopes, afirmou que tem assistido de perto várias áreas plantadas e percebe-se que 20% da safra já esta comprometida, se comparada com a safra do ano passado. Em algumas fazendas em que esteve ele prevê que o volume a ser colhido deve ser de aproximadamente 85 sacas/hectare, ao contrário das anteriores que ficaram em torno de 100 sacas/hc. Ano passado foram plantados 180 mil hectares e, esse ano, em torno de R$ 150 mil.
“Tivemos dificuldade no período do plantio com o excesso de chuva e outro agravante que ocorreu e vem ainda ocorrendo nesse período de florescimento e formação de grãos, com a escassez das chuvas, isso tem sido prejudicial a produção das espigas e naturalmente compromete a safra”, disse ele. A previsão é que as primeiras colheitas devem ocorrer a partir da segunda quinzena de junho, e o ciclo deve ser finalizado por volta do dia 15 de agosto.
Além do fato chuva, muitos produtores também confirmaram o aumento do custo de produção devido à resistência da lagarta helicoverpa, que resistiu às aplicações de agrotóxicos obrigando os produtores a efetuarem aplicações acima do que estava projetado no inicio da safra.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias