Milho e Sorgo

Morgan Sementes apresenta portfólio de híbridos de milho com tecnologia POWERCORE na Agrobrasília

POWERCORE está incorporado a todo o portfólio de híbridos de milho da marca; estande apresentará parcelas demonstrativas da tecnologia em ponto de colheita e as técnicas de manejo adequadas


Publicado em: 09/05/2013 às 08:00hs

Morgan Sementes apresenta portfólio de híbridos de milho com tecnologia POWERCORE na Agrobrasília

Os agricultores que visitarem o estande da Morgan Sementes e Biotecnologia, na Agrobrasília, que acontece de 14 a 18/5, no Distrito Federal, terão a oportunidade de conhecer o portfólio de híbridos da marca já com a tecnologia POWERCORE™ incorporada. Primeiro evento em milho com cinco genes estaqueados aprovado no Brasil, o recurso biotecnológico protege contra as principais pragas e facilita o manejo das plantas daninhas na cultura.

Os visitantes do estande poderão observar em parcelas demonstrativas o desempenho das cultivares de milho 30A37, 30A16, 30A95 e 20A55, em estágio de maturação fisiológica, já expressando as características proporcionadas pela nova tecnologia. Indicada para lavouras de alto e médio investimento, a linha de cultivares em Brasília inclui também os híbridos 20A78, indicado para produção de grãos e silagem, e 30A68, opção de alta produtividade na safra de verão.

A estratégia da Morgan na Agrobrasília é apresentar opções de híbridos que ampliam o poder de escolha do produtor, com diferentes ciclos e características, aliando produtividade e sanidade e oferecendo estabilidade produtiva aos agricultores do cerrado. Um dos destaques de produtividade do portfólio para a região é o hibrido 30A37, que tem obtido altíssimo teto produtivo com sanidade e superprecocidade tanto nos plantios de verão quanto na safrinha.

A equipe da Morgan estará disponível no estande para detalhar as características das cultivares comparando POWERCORE™ com as demais tecnologias Bt disponíveis no mercado, bem como apresentando as principais técnicas de manejo.

Para isso, foram feitas infestações artificiais com pragas de solo como lagarta-rosca (Agrotisipsilon) e lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus), nas parcelas experimentais, mostrando  a capacidade de controle destas pragas em lavouras ainda em estágios iniciais de desenvolvimento. A ação da nova tecnologia também será demonstrada por meio de ensaios realizados em folhas retiradas tanto de plantas com POWERCORE™ quanto em folhas convencionais, que são colocadas em contato direto com as lagartas.

Os visitantes poderão conferir também a eficiência e o manejo completo de herbicidas em lavouras com tecnologia POWERCORE™ bem como as vantagens do Tratamento Industrial de Sementes com inseticidas e com solução integrada contra nematóides, pragas e doenças, em lavouras ainda em estágios iniciais de desenvolvimento (V2 e V3).

Tecnologia - Resultado de aproximadamente oito anos de desenvolvimento, a nova tecnologia proporciona aumento na produtividade das lavouras de milho, de acordo com o nível tecnológico da lavoura e das condições climáticas. “Um dos diferenciais do POWERCORE™ são as três proteínas BT distintas inseridas, que reduzem a possibilidade da praga-alvo desenvolver resistência”, afirma a gerente de marketing da Morgan, Diogênes Panchoni. Engenheira agrônoma, ela destaca que, ao proporcionar tolerância a dois diferentes herbicidas, o novo produto também flexibiliza o manejo, permitindo ao produtor otimizar maquinário e mão de obra na pulverização.

 POWERCORE™  possui múltiplos modos de ação que aliam o controle de algumas das principais pragas do milho – como a Lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), Broca-do-colmo (Diatraeasaccharalis), Lagarta-da-espiga (Helicoverpazea), Lagarta-elasmo (Elasmopalpuslignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotisipsilon) – e também apresenta tolerância aos herbicidas glufosinato e glifosato.

 Área de refúgio

O refúgio, plantio de milho convencional em uma lavoura de milho Bt, é essencial e recomendável para que, junto com outras ferramentas, não haja desenvolvimento de resistência por parte das pragas-alvo. Por contar com três genes estaqueados para controle de pragas, a área de refúgio recomendada para lavouras com POWERCORE™ passa a ser de 5% ao invés dos 10% de outras tecnologias. O resultado é o aumento de produtividade nas lavouras que ajudará a fazer do Brasil o celeiro na produção de alimentos para o mundo.

Sobre a Morgan – Lançada em maio de 2012, a Morgan Sementes e Biotecnologia é uma marca comercial da Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia. Com sede em Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo, importante polo agrícola brasileiro, oferece soluções genéticas e biológicas inovadoras para o mercado de sementes híbridas de milho para lavouras de alto e médio investimento.

Fonte: Outras Palavras Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias