Milho e Sorgo

MILHO/CEPEA: Indicador cede mais de 8% no mês com perspectiva de maior oferta

As condições climáticas favoráveis ao cultivo do milho têm feito com que agentes criem boas expectativas de ofertas para os próximos meses


Publicado em: 27/05/2014 às 11:03hs

MILHO/CEPEA: Indicador cede mais de 8% no mês com perspectiva de maior oferta

Esse cenário segue pressionando os valores do cereal em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, com destaque para as de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No mercado internacional, o avanço do cultivo nos Estados Unidos pesou sobre as cotações na maior parte da última semana. No Brasil, apesar da menor produção da safra atual frente à passada, compradores ainda seguem retraídos, enquanto vendedores tentam efetivar negócios e, com isso, cedem em seus preços.

O ritmo lento de comercialização está atrelado, também, à expectativa de boa disponibilidade interna de milho no segundo semestre. Entre 19 e 26 de maio, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa, referente à região de Campinas (SP), caiu 1,93%, fechando a R$ 27,88/saca de 60 kg na segunda-feira, 26.

Se considerados os negócios também em Campinas, mas cujos prazos de pagamento são descontados pela taxa de desconto NPR, o preço médio à vista foi de R$ 27,29/sc de 60 kg na segunda-feira, retração de 2,18%. Na parcial de maio (até o dia 26), as quedas são de expressivos 8,56% e de 9%, respectivamente.