Publicado em: 20/02/2026 às 19:00hs
O mercado brasileiro de milho registrou uma semana mais curta de negociações, impactada pelo feriado de Carnaval, com suspensão das atividades na segunda e terça-feira. Muitos agentes permaneceram fora do mercado e devem retomar as operações apenas na próxima semana. Apesar disso, os preços permaneceram firmes, sustentados pela oferta restrita em diversas regiões, e há possibilidade de avanços nos valores do cereal nos próximos dias.
Segundo a equipe de Inteligência de Mercado da Safras & Mercado, o foco das operações na colheita, comercialização e logística da soja acaba deixando o milho em segundo plano, o que mantém suporte às cotações. Dessa forma, pequenos ajustes altistas podem ocorrer no curto prazo.
O mercado acompanha atentamente a evolução da colheita e comercialização da soja, mas há preocupações com possíveis atrasos no plantio da safrinha de milho, devido às chuvas previstas para as próximas semanas. Esses fatores climáticos funcionam como ponto altista para o milho, especialmente considerando a limitação da oferta.
A Safras & Mercado observa que:
Além disso, preços elevados dos fretes têm sido outro fator que preocupa o mercado, influenciando especulações sobre a comercialização do cereal.
No balanço entre 12 e 19 de fevereiro de 2026, as cotações do milho nas principais regiões foram:
Nos portos, os preços permaneceram estáveis durante a semana:
O cenário atual indica que o mercado de milho continuará acomodado e atento ao clima, logística e colheita da soja. A restrição de oferta em algumas regiões e a expectativa de atrasos no plantio da safrinha podem manter os preços sustentados ou provocar leves avanços nas próximas semanas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias