Publicado em: 16/07/2013 às 16:00hs
É possível ocorrer importações de milho em um país onde a produção no ano atual é recorde? Alguém poderia responder que sim, que a logística nacional não é ótima e por isso estados não produtores devem importar milho, porém definitivamente este não é o caso do que ocorreu em junho/13. Porém volumes foram pequenos.
Em junho de 2013 foram importadas pelo mercado brasileiro 27,521 mil toneladas de milho. Isso ocorreu mesmo com o período de colheita no Centro-Oeste do país e pequeno volume no Sul do país.
Aliás, o destino destas importações foi nesta ordem: 25,4 mil toneladas para o Paraná; 2 mil toneladas para Santa Catarina e 25,4 toneladas para Pernambuco. Os destinos são Paraguai (27,4 mil toneladas) e Argentina com o restante.
Vale destaque que o Paraná colheu há pouco tempo a safra de verão, iniciando em junho a colheita da safrinha. Com a totalidade da oferta catarinense sendo colhida até maio/13.
De fevereiro a junho/13, o Brasil importou 204 mil toneladas de milho, algo comum em nosso país e fundamentada principalmente na estabilidade das pedidas desde janeiro.
Fonte: AF News
◄ Leia outras notícias