Milho e Sorgo

Fórum do Milho discute produção aliada à sustentabilidade

“O produtor gaúcho deve apostar no milho na próxima safra de verão, pois existe demanda”


Publicado em: 11/03/2014 às 16:30hs

Fórum do Milho discute produção aliada à sustentabilidade

A afirmação é do gerente de oleaginosas e produção pecuária da Conab, Thomé Guth, que esteve presente no 6º Fórum Nacional do Milho, realizado na tarde desta segunda-feira, no auditório central. Ele, que também é analista de mercado, aconselha o agricultor a acompanhar durante todo este ano os números relativos à safra de milho 2012/2013, pois assim poderá avaliar as vantagens que terá ao plantar a cultura.

O evento, que teve como tema “Sustentabilidade ambiental, econômica e social”, contou com a presença do coordenador geral do Sistema Embrapa de Inteligência Estratégica, Geraldo Martha Jr. Segundo ele, a agricultura brasileira hoje é extremamente dependente da tecnologia. Quase 70% do produto agropecuário brasileiro é explicado pela tecnologia, e no futuro, esta situação deve ser de maior magnitude. “Cada vez mais, a palavra-chave para o sucesso da agricultura é a tecnologia”, afirma. A inclusão produtiva consiste em levar a tecnologia, fazer a decodificação destas tecnologias geradas pela pesquisa, para que o produtor consiga aplicar adequadamente no campo, o que é muito importante para a estratégia de redução da pobreza rural.

Mais uma vez, o mediador do fórum foi Odacir Klein, que salientou a importância do evento que iria discutir políticas públicas sobre o setor. A discussão de uma das principais preocupações dos produtores, que é o abastecimento do produto onde há falta de milho, acabou não ocorrendo em função da ausência do secretário de Políticas Pública do Ministério da Agricultura, Neri Geller. Mas segundo Klein, Geller, impossibilitado de chegar ao evento, colocou-se à disposição para receber todas as solicitações do fórum.

Fonte: Imprensa Cotrijal

◄ Leia outras notícias