Milho e Sorgo

Expansão das exportações de milho do Mato Grosso: Crescimento de 12%

Crescimento sólido nas exportações de milho


Publicado em: 19/03/2024 às 18:40hs

Expansão das exportações de milho do Mato Grosso: Crescimento de 12%

Nos últimos seis meses, de julho a fevereiro, as exportações de milho do Mato Grosso atingiram a impressionante marca de 28,32 milhões de toneladas da safra 2022/23. Este número representa um aumento significativo de 12,73% em comparação com o mesmo período da safra anterior. Surpreendentemente, esse volume exportado até o mês passado já superou o total escoado durante toda a safra 2021/22.

Fatores Impulsionadores do Crescimento

O aumento das exportações de milho do Mato Grosso pode ser atribuído a diversos fatores. A maior disponibilidade do cereal no mercado interno e o crescente interesse do mercado externo pelo grão desempenharam papéis essenciais nesse crescimento. Este interesse externo aumentado é resultado direto da redução na produção e no escoamento de milho por parte dos Estados Unidos e da Argentina, conforme analisado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Nova Demanda Externa: China e Cenário Internacional

A China emergiu como um importante comprador de milho brasileiro, especialmente com as dificuldades enfrentadas pela Ucrânia devido à guerra contra a Rússia. O IMEA projeta que os embarques até junho deste ano atinjam a marca de 29,84 milhões de toneladas para a safra 2022/23, representando um aumento expressivo de 12,97% em comparação com a safra anterior.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias