Publicado em: 30/07/2025 às 09:00hs
A Coopavel, que completará 55 anos em dezembro, deve alcançar nesta safra a maior recepção de milho safrinha de sua história. Entre a primeira quinzena de junho e o final de julho, a cooperativa espera receber aproximadamente 9 milhões de sacas — um aumento de 30% em relação à meta inicial de 7,2 milhões.
Nas filiais da Coopavel, localizadas no Oeste e Sudoeste do Paraná, a média diária é de 600 caminhões descarregando entre 18 mil e 20 mil toneladas de milho. O presidente Dilvo Grolli destaca o bom clima e a excelente produtividade da região, que projeta um recorde de 16,5 milhões de toneladas no Paraná, com produtividade superior a 10,4 mil quilos por hectare em uma área plantada de 2,76 milhões de hectares.
Segundo Dilvo, o desempenho expressivo da safra também resulta dos avanços no melhoramento genético e da evolução dos índices de produtividade e qualidade dos grãos. Todo o milho recebido é destinado à fabricação de ração para as cadeias produtivas de frango e suíno da cooperativa. Essa combinação de qualidade e volume garantirá uma ração superior e competitiva, beneficiando toda a cadeia de carnes da Coopavel.
A capacidade de armazenamento da cooperativa é outro fator determinante para a recepção recorde, atualmente com espaço para 22 milhões de sacas por ano — um aumento de 4,5 milhões de sacas somente em 2025. O presidente reforça também a importância do atendimento dedicado aos agricultores e profissionais envolvidos no processo de escoamento.
Dilvo destaca a atuação próxima dos líderes e gestores durante todo o processo de descarga, desde a balança até as áreas de moega e alimentação dos colaboradores. “Contamos com uma equipe que impulsiona a organização e o bom funcionamento das operações”, afirma.
Para os próximos anos, a Coopavel projeta crescimento, com ampliação da estratégia geográfica para aumentar a recepção de grãos, além da venda de insumos e prestação de serviços. Novas filiais, como a de Nova Aurora, no Oeste do Paraná, deverão fortalecer ainda mais o desempenho e os resultados da cooperativa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias