Publicado em: 11/09/2025 às 11:45hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou o adiamento dos leilões destinados ao escoamento de feijão para produtores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As operações estavam previstas para esta semana e foram postergadas por motivos técnicos.
Os novos leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) ocorrerão nos dias 17 e 18 de setembro, com oferta total de 32,4 mil toneladas da leguminosa — sendo 16,2 mil toneladas para cada modalidade.
No primeiro dia (17), a disputa será exclusiva para a agricultura familiar. A Conab ofertará 6,48 mil toneladas de Pepro de feijão-preto para agricultores familiares e suas cooperativas da região Sul. Na sequência, 6,48 mil toneladas de PEP serão destinadas a indústrias e comerciantes de feijão-preto dos mesmos estados, com comprovação obrigatória da compra do produto diretamente de agricultores familiares ou de suas cooperativas, pelo Preço Mínimo, garantindo o escoamento correto do grão.
No dia 18, ambos os leilões (Pepro e PEP) serão realizados em ampla concorrência, permitindo a participação de todos os produtores, cooperativas e agricultores familiares.
A Conab também remarcou os leilões de compra de milho destinados aos estoques governamentais do Programa de Venda em Balcão (ProVB) para 16 de setembro. O objetivo é adquirir 26 mil toneladas do cereal da safra 2024/2025, em grãos e a granel.
O leilão será dividido em duas etapas: a primeira, com 7,8 mil toneladas, será exclusiva para agricultores familiares e suas cooperativas, garantindo acesso facilitado aos pequenos produtores. Na sequência, o restante do lote será ofertado em ampla concorrência, aberta a todos os produtores e cooperativas, incluindo agricultores familiares.
As entregas do milho deverão ocorrer em Brasília (16 mil t) e em Uberlândia, Minas Gerais (10 mil t), garantindo o abastecimento dos estoques públicos e o atendimento ao ProVB.
A Conab reforça que os interessados em participar dos leilões devem acompanhar atentamente os comunicados oficiais publicados no Portal da Companhia, onde constam todos os novos prazos e regras de participação.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias