Publicado em: 11/02/2014 às 12:30hs
Das 22,5 milhões de toneladas de milho produzidas na safra 2012/13 em Mato Grosso, 93,9% já foram comercializadas. Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta atraso em relação ao ano passado, em 3,1 pontos percentuais, no boletim divulgado ontem. “Todavia, em volumes absolutos, as vendas de 904 mil toneladas, realizadas apenas em janeiro, superam os baixos volumes de 554 mil toneladas de janeiro de 2013, quando muitos compradores apresentavam estoques já abastecidos e reduziram o ritmo das compras”, consta.
Segundo o instituto, dois fatos no último levantamento chamaram a atenção. “O primeiro é que a porcentagem comercializada neste ano ficou abaixo da média dos últimos quatro anos para esta data, que foi de 97,4%. Muitas tradings afirmam que as vendas realizadas em janeiro foram quase que em sua totalidade para o mercado interno. E pelo os preços do grão estarem ainda a patamares reduzidos, os negócios acabam adquirindo ritmo mais lento”.
Conforme o Imea, o “outro ponto crítico, em relação às vendas do milho, é que, neste mesmo período de 2013, 13,8% do milho da safra seguinte, para aquele ano, já estava comprometido. Atualmente, a safra 2013/14, que está sendo semeada, possui reportes de vendas bem pontuais”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias