Publicado em: 02/02/2026 às 17:30hs
A colheita do milho da safra de verão 2025/26 segue em andamento no Centro-Sul do Brasil, mas ainda apresenta ritmo mais lento em relação aos anos anteriores. De acordo com levantamento da Safras & Mercado, até a última sexta-feira (30), 11,4% da área estimada de 3,608 milhões de hectares já havia sido colhida.
O percentual indica uma atraso em comparação ao mesmo período de 2024, quando a colheita estava concluída em 16,2% da área, e também em relação à média dos últimos cinco anos, de 17,1%.
Entre os estados do Centro-Sul, o Rio Grande do Sul segue na frente com o maior avanço da colheita, tendo 32,6% da área prevista de 946 mil hectares já colhida.
Na sequência, Santa Catarina apresenta 15,9% de avanço sobre uma área estimada em 607 mil hectares. Os dois estados concentram as principais regiões produtoras de milho de verão do país nesta etapa da safra.
Nos demais estados da região, os trabalhos de campo ainda são iniciais. No Paraná, a colheita atinge 0,8% da área plantada de 547 mil hectares, enquanto em São Paulo o avanço é de 1,2% sobre 295 mil hectares cultivados.
As condições climáticas e o escalonamento do plantio explicam o ritmo mais moderado nas lavouras desses estados.
Em Mato Grosso do Sul, Goiás/Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso, as operações de colheita ainda não tiveram início até o fim de janeiro, segundo o levantamento. Nessas regiões, o ciclo do milho de verão é mais tardio, com previsão de início da colheita nas próximas semanas.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias