Publicado em: 22/07/2014 às 16:40hs
Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que no boletim divulgado esta tarde, aponta 8,5 milhões de toneladas do cereal disponibilizadas no novo ciclo.
Conforme o instituto, “até este mesmo período do ano anterior 56,6% da área já havia sido colhida, gerando13 milhões de t do grão. Essa diferença de volumes ilustra a queda de 24% da oferta do cereal na safra 2013/14 em relação à safra anterior, que era aguardada devido aos preços desanimadores ocorridos em 2013”.
Segundo o Imea, “apesar disso, inicialmente a expectativa de preços para 2014 era boa, visto que não era esperada uma redução tão forte da demanda. Entretanto, na estimativa atual a demanda indica recuo de 34%, principalmente devido à redução das exportações. Outro fator que pesa sobre a demanda e principalmente sobre os estoques finais, são as intervenções públicas, que ainda não aconteceram e não estão confirmadas pelo governo, que poderiam aliviar este cenário, sendo muito esperadas por parte dos produtores”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias