Milho e Sorgo

Colheita da safrinha de milho atinge 98,3% no Brasil e plantio da safra de verão chega a 28%

Colheita da segunda safra entra na reta final


Publicado em: 09/09/2025 às 18:20hs

Colheita da safrinha de milho atinge 98,3% no Brasil e plantio da safra de verão chega a 28%
Foto: CNA

A colheita da segunda safra de milho no Brasil está praticamente concluída. Segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até domingo (6), 98,3% das áreas já haviam sido colhidas.

O índice superou os 97% registrados na semana anterior e também a média de 97,4% dos últimos cinco anos, mas ficou abaixo dos 100% alcançados no mesmo período de 2024.

Os trabalhos já foram finalizados em Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. Entre os estados que ainda colhem, os maiores avanços estão em Goiás (99,8%), São Paulo (98%), Minas Gerais (97%) e Mato Grosso do Sul e Paraná (95%).

De acordo com a Conab, as áreas restantes, que representam apenas 1,7% da produção, estão todas em fase de maturação, com destaque para talhões tardios de menor potencial no Paraná e áreas do Oeste e Norte do Mato Grosso do Sul. Em Goiás e São Paulo, os trabalhos estão praticamente concluídos.

Plantio da safra de verão avança no Sul do país

Paralelamente, o plantio da safra de milho verão 2025/26 segue avançando no Brasil. Até o momento, 28,2% da área prevista já foi semeada, com destaque para os estados do Sul, onde as condições climáticas favorecem o início do ciclo.

No Rio Grande do Sul, a semeadura já cobre 39% da área prevista. Os produtores aceleram os trabalhos para garantir que o ciclo se encerre antes de dezembro, período historicamente marcado pela estiagem no estado. Segundo o relatório, o desenvolvimento inicial das lavouras é satisfatório, com tratos culturais realizados dentro da janela ideal.

No Paraná, o plantio alcançou 9% da área estimada, com lavouras em fase de emergência e início do desenvolvimento vegetativo, apresentando boas condições.

Em Santa Catarina, o plantio começou pelo Oeste do estado, onde a combinação de umidade adequada e temperaturas mais altas tem favorecido a germinação do cereal.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias