Publicado em: 19/07/2013 às 08:30hs
Organizado pela unidade local da Cocamar, o evento teve a participação das empresas Stoller, Bayer, Dekalb e Semeato. Já no final da tarde, os produtores começaram a chegar à propriedade de Fábio Deganutti, situada no distrito de Copacabana. Divididos em grupos, eles participaram de um giro onde, em quatro estações, ouviram explicações técnicas sobre produtos e tecnologias para a cultura de milho de inverno, que estavam sendo apresentadas.
Presença feminina - A presença de esposas de cooperados, motivadas pelo núcleo feminino local, foi significativa. Dona Iara Barbosa Cavichioli, esposa do cooperado Euclides Cavichioli, disse que “é importante ir conferir as novidades para aprimorar a gestão da propriedade da família”. Eles possuem 90 alqueires com expectativa de produtividade ao redor de 250 sacas de milho por alqueire.
Ano atípico - Fábio Deganutti, o proprietário da fazenda que sediou a noite de campo, lembra que este foi, para ele, “um ano atípico”, pois não sofreu problemas climáticos. Já colheu 10% da safra e sua previsão de produtividade deve ficar entre 240 e 250 sacas por alqueire. Para o produtor, que começou a lidar com culturas mecanizadas em 1981, cultivando soja, quem não acompanha o desenvolvimento tecnológico, utilizando tecnologia de ponta, será excluído da atividade. “O lucro está enxugando e a única receita desta fábrica a céu aberto é aumentar a produtividade”, disse.
Produtividade - Com a produtividade como tema central, o discurso do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, ao fazer a abertura da Noite de Campo, não poderia ser outro. Segundo ele, a cultura do milho vem apresentando grande evolução tecnológica nos últimos anos “e a Cocamar tem trabalhado muito no sentido de levar as novidades aos cooperados”.
Interesse - O gerente da Cocamar em São Jorge do Ivaí, Cleber Villar, destacou o interesse dos produtores em participar do evento, lembrando que o dinamismo da atividade exige um constante acompanhamento.
Sertanópolis – Na noite desta quarta-feira (17/07), uma Noite de Campo será realizada também no município de Sertanópolis, região de Londrina, a partir das 18h30. Será na propriedade do agricultor João Moreira, na gleba Água do Biguá, com a participação das empresas Dekalb, Stoller, Mosaic, Inquima, Semeato e Bayer. A expectativa da unidade local da Cocamar é que mais de 300 produtores participem.
Fonte: Imprensa Cocamar
◄ Leia outras notícias