Milho e Sorgo

COCAMAR: Grupo de produtores e técnicos avalia perdas no Corn Belt

Um grupo de produtores e técnicos ligados à Cocamar Cooperativa Agroindustrial está, desde a última quinta-feira (23/08), percorrendo a região do Corn Belt, nos Estados Unidos, avaliando a situação das lavouras de soja e milho


Publicado em: 28/08/2012 às 12:20hs

COCAMAR: Grupo de produtores e técnicos avalia perdas no Corn Belt

Depois de uma passagem pela Bolsa de Chicago e a Universidade de Illinois, a comitiva esteve no estado de Iowa, uma das mais importantes regiões produtoras de milho do país.  Em Eldridge, na cooperativa River Valley, o diretor e produtor rural John Maxwell disse que ali as perdas devem chegar a 35% no milho e 15% na soja. A cooperativa possui 2 mil associados com área média de 250 hectares e fatura 36 milhões de dólares por ano.

Quebra grande - Para o produtor Antonio Pedrini, de Maringá, que integra o grupo, a viagem está sendo importante especialmente para conhecer a real situação das lavouras: “o panorama geral é de uma quebra grande, como poucas vezes se viu”. Por sua vez, Sérgio Viudes, de Cambé, afirmou estar impressionado com o nível de dedicação e investimento em tecnologia: “O nível de diversidade de problemas que eles enfrentam é proporcional à capacidade que eles têm de inovar”. O gerente de Relações Humanas Marçal Siqueira, da Cocamar, informa que em várias regiões por onde os brasileiros passaram, a estimativa é de que cerca de 60% da safra de milho e 30% da de soja estejam comprometidos até o momento.

Ainda menor - As safras de soja e de milho dos EUA serão menores que o previsto pelo governo dos Estados Unidos, devido à devastadora seca que atinge as lavouras do Meio-Oeste do país. Pelo menos é o que disse a publicação Pro Farmer na última sexta-feira. A previsão é que a produção de milho seja de 10,478 bilhões de bushels, abaixo dos 10,779 bilhões de bushels este ano estimados pelo departamento de Agricultura (Usda). Já a produção de soja foi calculada em 2,6 bilhões de bushels, contra a previsão de 2,692 bilhões de bushels.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias