Milho e Sorgo

COCAMAR: Com tempo firme, colheita de milho é retomada na região

Na região de Cambé, próximo a Londrina, norte do Estado, onde o ciclo do milho de inverno é mais tardio que no noroeste, alguns produtores já estão fazendo a colheita


Publicado em: 28/07/2015 às 08:30hs

COCAMAR: Com tempo firme, colheita de milho é retomada na região

A produtividade média nas primeiras áreas tem ficado em 300 sacas por alqueire, considerada boa, segundo informações da Cocamar. Dos 40 alqueires que cultiva com o grão, o produtor Douglas Chiconato já colheu cinco. “Assim que o tempo firmou, entramos com a colheitadeira. Só a umidade que deu um pouco acima do ideal, por volta de 28%”, informa.

Qualidade - Ao todo, 6.450 alqueires foram plantados com milho na área de ação da Cocamar, que envolve o município e adjacências. “Além da boa produtividade, a qualidade dos grãos está excelente. Apesar do mau tempo da primeira quinzena de julho, ainda não tivemos problemas de grãos brotados ou ardidos”, comenta o gerente da unidade no município, Adilson Esteves Jardim Nocchi. “De uma forma geral a condição das lavouras de milho é boa. A mesma avaliação não pode ser feita com relação aos plantios de trigo no município [2.900 alqueires]”, avalia. Segundo ele, as primeiras áreas cultivadas com trigo apresentam incidência de doenças fúngicas, caso de brusone e bacteriose.

Noroeste - Em São Jorge do Ivaí, mais ao noroeste do Estado, a 50km de Maringá, 25% das lavouras já estavam colhidas nesta época na safra passada. Mas, devido ao clima muito chuvoso neste mês de julho, somente 3% dos 10.500 alqueires tomados com grão receberam as colheitadeiras. A produtividade média, segundo o engenheiro agrônomo da cooperativa, Gustavo Ferreira, tem variado bastante. “Entre 220 a 300 sacas por alqueire, conforme o pacote tecnológico”. Com relação a qualidade, a porcentagem de grãos ardidos ou brotados, causada pelas chuvas em excesso, é considerada pequena.

Projeções - De uma forma geral, as projeções de produtividade são boas para o município, o qual não teve grande perdas ocasionadas pelos temporais – poucas foram as lavouras atingidas por fortes ventos e granizo.

Recorde - A Cocamar estima receber um volume recorde de milho nesta safra de inverno, ao redor de 940 mil toneladas, contra 825 mil de 2014. De trigo, a expectativa é que os produtores entreguem 130 mil toneladas, ante 120 mil do ano anterior.

Fonte: Imprensa Cocamar

◄ Leia outras notícias
/* */ --