Milho e Sorgo

Chuva atrasa colheita da safrinha 2025, que chega a 18% no Centro-Sul, aponta AgRural

Segundo a AgRural, apenas 18% da área foi colhida até o momento na região, com o excesso de umidade dificultando os trabalhos no campo


Publicado em: 30/06/2025 às 19:00hs

Chuva atrasa colheita da safrinha 2025, que chega a 18% no Centro-Sul, aponta AgRural
Avanço lento da colheita no Centro-Sul

A colheita da segunda safra de milho 2025 no Centro-Sul do Brasil tem enfrentado dificuldades devido ao excesso de chuvas, que atrasa o andamento das máquinas no campo e levanta preocupações quanto à produtividade e à qualidade dos grãos.

Segundo levantamento da AgRural, até a última quinta-feira (26), 18% da área cultivada já havia sido colhida, avanço tímido diante dos 13% registrados na semana anterior e bastante inferior aos 49% colhidos no mesmo período do ano passado.

Destaques regionais

O estado de Mato Grosso lidera os trabalhos de colheita, mesmo com as adversidades climáticas, sendo seguido de longe pelo Paraná. No entanto, algumas regiões registraram perdas mais expressivas, como o norte do Paraná, que foi particularmente prejudicado na última semana. Também houve impactos menores no sul de Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e sul de São Paulo.

A avaliação mais precisa das perdas ainda é dificultada pelas chuvas constantes, que chegaram após a recente onda de frio e seguem atrapalhando os trabalhos de campo.

Revisão na estimativa de produção

Apesar dos obstáculos climáticos, a AgRural revisou para cima sua estimativa de produção da safrinha de milho 2025, passando de 101,5 milhões de toneladas em maio para 103,4 milhões de toneladas no último dia 18 de junho — número significativamente superior às 90,1 milhões de toneladas registradas na safrinha de 2024.

Com o novo ajuste, a produção total de milho na temporada 2024/25, somando-se as três safras, foi estimada em 130,6 milhões de toneladas. A consultoria informou que uma nova revisão da estimativa será divulgada em meados de julho aos seus clientes.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias