Milho e Sorgo

Brasil consolida liderança mundial na exportação de soja com embarque de 48,5 milhões de toneladas

Com uma estimativa de embarque de 48,5 milhões de toneladas de soja na safra 2013/14, o Brasil deve consolidar a liderança mundial nas exportações da oleaginosa, ficando à frente dos EUA, com 43,2 milhões de toneladas, de acordo com a Expedição Safra


Publicado em: 05/06/2014 às 12:40hs

Brasil consolida liderança mundial na exportação de soja com embarque de 48,5 milhões de toneladas

No último ciclo, após a quebra da safra norte-americana, o Brasil assumiu pela primeira vez a posição. Contudo, após a estiagem que castigou as lavouras brasileiras neste começo de ano, havia indefinição se o país conseguiria manter o posto.

“Nos últimos dez anos, a produção nacional de soja cresceu 67%. Por outro lado, as exportações quase dobraram, tiveram aumento de 95%”, explica o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Para ele, a tendência é que a participação brasileira no mercado internacional de grãos continue crescendo.

De acordo com os indicadores do projeto, para os próximos anos, o Brasil deve ultrapassar 50 milhões de toneladas nas exportações e superar 60 milhões de toneladas até 2020. Nesse mesmo horizonte, a previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) é que os embarques norte-americanos oscilem entre 44,6 e 48,7 milhões de toneladas da oleaginosa.

A Expedição percorreu, nesta safra, mais de 60 mil quilômetros em 14 estados brasileiros, nos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em seguida, as equipes do projeto visitam os portos do Arco Norte do Brasil, para discussões e reportagens sobre logística e infraestrutura, e irão até a África, em um roteiro especial que investigará potencial e demanda do continente africano.

Fonte: Expedição Safra

◄ Leia outras notícias