Publicado em: 10/02/2026 às 09:00hs
A BASF Soluções para Agricultura marcará presença no Show Rural Coopavel 2026, que ocorre de 9 a 13 de fevereiro em Cascavel (PR). A empresa apresentará soluções integradas voltadas para soja e milho, incluindo sementes de alta performance, proteção de lavouras e tecnologias digitais, com o objetivo de ampliar a eficiência produtiva e apoiar decisões estratégicas ao longo da safra.
Com a projeção de uma safra brasileira 2025/26 mais favorável, estimada em 182,2 milhões de toneladas de soja — alta de 5,9% em relação ao ciclo anterior, segundo a Agroconsult —, a participação da BASF torna-se estratégica para produtores que buscam planejar a próxima temporada e otimizar resultados.
O potencial produtivo da cultura depende diretamente da qualidade da semente. A BASF destacará no evento suas novas variedades de soja das marcas Credenz® e SoyTech®, desenvolvidas para oferecer alto potencial produtivo, sanidade radicular e adaptabilidade ao clima e solo da região Sul.
Entre os destaques:
Segundo José Gomes, responsável pelo negócio de sementes de Soja e Biotecnologia da BASF, “a combinação entre genética superior e sanidade vegetal garante um bom estabelecimento da cultura e sustenta seu potencial produtivo ao longo do ciclo”.
O tratamento Standak®Prime protege as sementes de soja contra nematoides e doenças iniciais, reduzindo falhas de germinação e promovendo desenvolvimento uniforme. Nilson Caldas, gerente sênior de Tratamento de Sementes, destaca que o manejo de nematoides é essencial, considerando o prejuízo anual estimado em R$ 35 bilhões nas lavouras do país.
Além disso, a BASF projeta lançar em até três anos sementes com trait NRS, resistência a nematoides, uma tecnologia inovadora que promete transformar o manejo e aumentar a sustentabilidade do sistema produtivo.
Novas soluções para controle de pragas e doenças
A BASF apresenta alternativas para o controle de insetos e doenças, incluindo:
De acordo com Patrícia Guerra, gerente sênior de Marketing Cultivo e Portfólio Soja, “a integração de diferentes estratégias permite reduzir riscos e proteger o potencial produtivo das áreas cultivadas”.
A plataforma xarvio® oferece recomendações técnicas baseadas em dados, como taxa variável de semeadura e timing de aplicação de fungicidas, permitindo ao agricultor decisões mais precisas e seguras. Na safra 2024/2025, a ferramenta gerou ganhos médios de até 5,2 sacas por hectare no Paraná e 3,1 sacas por hectare na média nacional.
Guilherme Dressano, gerente de agronomia digital, afirma que as soluções digitais, associadas a estratégias de manejo, proporcionam maior produtividade e sanidade das lavouras, com incremento de quase 2 sacas por hectare em áreas comerciais.
Segundo Graciela Mognol, diretora de Marketing da BASF Soluções para Agricultura, “investimos mais de 915 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento anualmente para entregar soluções que auxiliem o agricultor a tomar decisões seguras e construir sistemas produtivos eficientes e resilientes”.
O Show Rural Coopavel 2026 reforça a estratégia da BASF de oferecer soluções integradas, combinando genética, proteção de lavouras e agricultura digital, com foco em eficiência, produtividade e sustentabilidade.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias