Publicado em: 18/10/2013 às 11:50hs
Essa foi a afirmação de Flory Chip, editor do portal de notícias Pro Farmer , que ainda estima que a área plantada de milho pode diminuir em até dois milhões de hectares no ano que vem. Flory participou do painel Grain & Meat Webinar Outlook, promovido pelo site WATTAgNet e pelo Farm Journal.
Flory e Tom Elam, presidente da empresa FarmEcon LLC, discorreram sobre o cenário dos grãos em 2013 e acerca do futuro da produção de ração. Neste ano, a ProFarmer está estimando, para o milho, um preço médio de US $ 4,75 por bushel para a safra de 2013-2014 , em comparação com $ 6,90 – valor negociado na safra anterior. Com a proporção da soja em relação ao preço do milho de 2,44 : 1 e com os incentivos financeiros do Governo dos EUA, para Flory, a maioria dos agricultores irão trocar a produção de milho pela de soja.
Mas não é apenas com a soja que o milho terá que competir, acrescentou. Flory disse que conversou com alguns produtores que estão considerando fortemente substituir o milho pelo algodão.
Falando ao AviSite, Thomé Guth, analista de mercados da Conab, concorda com Flory Chip e Tom Elam. Guth afirma: “Devido a uma relação favorável à soja e pelo fato de que, provavelmente, este país conseguirá recompor os estoques internos com a safra vigente, o produtor estadunidense deverá optar em um aumento de área de soja e diminuição da de milho, o que poderá exercer uma pressão altista nos preços, porém acredita-se que algo não muito significativo”.
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias