Publicado em: 23/08/2013 às 10:10hs
“Muitos produtores tem iniciado o plantio da safra mais cedo, justamente para antecipar o plantio da safrinha e assim fugir de possíveis mudanças climáticas como, por exemplo, a geada que este ano prejudicou bastante as lavouras de feijão”, explica a engenheira agrônoma da CAMISC, Patrícia Bressan.
De acordo com o meteorologista do Climaterra, Ronaldo Coutinho do Prado, se o agricultor plantar agora ou no mês de setembro a diferença no desenvolvimento da planta é muito pequeno. “Plantar agora, no final de agosto ou na primeira semana de setembro não tem diferença. O agricultor ganha muito pouco, no máximo 4 ou 5 dias. Além disso, há o risco de pragas e doenças”, avalia.
Para Patrícia, é importante que o agricultor entre em contato com seu agrônomo de confiança antes de iniciar o plantio. “A colheita lá na frente é resultado de um bom plantio, quando isso não acontece o resultado da safra fica comprometido. Por isso, o agricultor deve avaliar muito bem se o plantio nesse momento é ideal”, aconselha.
Fonte: Job
◄ Leia outras notícias