Fruticultura e Horticultura

Vitivinicultores aguardam resultados da avaliação técnica de vinhos artesanais

O produtor de Quilombo, Ivo de Cesaro, está na expectativa. Ele participou da 1ª Avaliação de Vinhos Artesanais do Oeste com três amostras, uma para cada categoria: tinto, bordô e branco


Publicado em: 02/07/2014 às 12:50hs

Vitivinicultores aguardam resultados da avaliação técnica de vinhos artesanais

De Cesaro lembra que das quatro vezes que participou localmente e que disputou com vinho branco, recebeu três medalhas de ouro. A espera do resultado também estão outros 29 produtores Xanxerê, Bom Jesus, Ipuaçu, Pinhalzinho, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Serra Alta e Quilombo que inscreveram um total de 79 amostras de vinhos no evento promovido em Quilombo pelo Sebrae/SC, em parceria com Epagri, Prefeituras e Associações Comerciais.

O enólogo e consultor do Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, explica que os resultados já são conhecidos dos organizadores da avaliação técnica, mas serão divulgados apenas nas festas municipais quando serão entregues as premiações. As Festas do Vinho em Xanxerê e Pinhalzinho acontecem no dia 12 de julho, e em Quilombo no dia 23 de agosto. “Depois da entrega dos prêmios, os produtores receberão informações sobre a qualidade do vinho que produzem e que foram inscritos na competição. Com isso, eles poderão buscar melhorias para o próximo ano, apesar da alta qualidade já apresentada”, enfatizou.

Esse retorno foi o que motivou o produtor Ivo de Cesaro a participar novamente. Ele é presidente do Núcleo de Vitivinicultores de Quilombo, com 15 associados, que participa do programa Empreender Competitivo, desenvolvido pelo Sebrae/SC, Associação Comercial e Industrial de Quilombo (Aciq) e Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina (Facisc). “É muito importante ter um acompanhamento técnico. Aprendemos a melhorar a produção, a qualidade do vinho e até investir corretamente”, avaliou.

O coordenador oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, ressaltou que além de Quilombo, os produtores de Xanxerê e Pinhalzinho participam do Sebraetec, outro programa voltado para qualificação. Os dois projetos abrangem 40 vitivinicultores. “Além do apoio técnico que eles recebem, os produtores participam de capacitação em gestão e atuam com organização setorial em núcleos ou associações e estão constituindo uma cooperativa. Com orientação, eles poderão adequar-se para comercializar o produto, até então permitido para consumo familiar, já que possuem reconhecimento pela qualidade e a demanda regional é crescente”, destacou. Com esse processo de apoio à qualificação, os produtores atendem padrões de boas práticas de produção entre outras exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O presidente da Associação de Produtores de Vinho Artesanal de Xanxerê, Nilso Oselame, salientou que os 22 associados buscam esse aporte técnico para o incremento de renda e, quem sabe, tornar a atividade como principal da propriedade. “Essa é a terceira vez que a Associação participa de um evento de avaliação dos vinhos produzidos e percebemos uma evolução significativa. A troca de informações é muito válida”, considerou.

Foram parceiros da 1ª Avaliação de Vinhos Artesanais do Oeste Catarinense as associações comerciais de Quilombo e Pinhalzinho, as prefeituras de Xanxerê, Quilombo e Pinhalzinho e os escritórios regionais da Epagri de Xanxerê, Quilombo e Pinhalzinho.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias