Publicado em: 23/09/2025 às 13:10hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 9º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), nesta terça-feira (23), confirmando a continuidade da queda nos preços do tomate nos primeiros dias de setembro. O movimento segue a tendência registrada em agosto, quando o produto apresentou forte desvalorização.
De acordo com a Conab, as cotações do tomate recuaram 19,86% em agosto na comparação com julho, mesmo diante de uma oferta menor. Nos primeiros 15 dias de setembro, o movimento de queda persistiu, reforçando o cenário de preços mais baixos no mercado atacadista.
Além do tomate, outras hortaliças também registraram desvalorização:
Na contramão das demais hortaliças, a cenoura encareceu 19,92% em agosto. A alta foi consequência da redução nos envios das lavouras paulistas e mineiras, que recuaram cerca de 10% em relação a julho, pressionando a oferta nos entrepostos.
Entre as frutas analisadas pelo Prohort, os preços tiveram comportamentos distintos:
Entre janeiro e agosto de 2025, o Brasil exportou 713 mil toneladas de frutas e hortaliças, alta de 28% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento alcançou US$ 841,41 milhões, 15% acima do ano anterior.
Apesar do desempenho positivo, a Conab destaca que as tarifas impostas pelos Estados Unidos reduziram o ritmo de crescimento, especialmente nas exportações de manga e uva.
O boletim também destacou a participação das Centrais de Abastecimento (Ceasas) no Encontro Internacional da Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (Flama). Durante o evento, a Conab apresentou a importância do Prohort para integrar produtores, distribuidores e agentes públicos e privados, promovendo a modernização e a expansão dos mercados atacadistas.
Os levantamentos do boletim consideram informações das Ceasas de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Goiânia, Recife, Fortaleza e Rio Branco, que concentram grande parte da comercialização de hortifrútis no país.
O relatório completo com os dados de agosto pode ser acessado no 9º Boletim Hortigranjeiro 2025 da Conab.
9º Boletim Hortigranjeiro 2025
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias