Fruticultura e Horticultura

Software que ajuda a controlar pragas do mamoeiro é apresentado em webinar

O evento virtual vai ser apresentado pelo fitopatologista Hermes Peixoto Santos Filho (pesquisador aposentado), pelo pesquisador Nilton F. Sanches e pelo analista de sistemas Luciano Vidal Pontes, analista do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI)


Publicado em: 16/09/2020 às 16:15hs

Software que ajuda a controlar pragas do mamoeiro é apresentado em webinar

Nesta quinta-feira (17/9), das 9h às 11h, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar, no YouTube da Embrapa, webinar sobre o monitoramento de pragas e doenças do mamoeiro com foco no uso do Sistema Integrado de Monitoramento de Pragas do Mamão (SimpMamão).

O evento virtual vai ser apresentado pelo fitopatologista Hermes Peixoto Santos Filho (pesquisador aposentado), pelo pesquisador Nilton F. Sanches e pelo analista de sistemas Luciano Vidal Pontes, analista do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). A moderação do evento será feita pela pesquisadora Arlene Oliveira, lotada no campo avançado da Embrapa no extremo-sul da Bahia, maior região produtora de mamão do país.

Os pesquisadores vão falar sobre o controle das duas pragas mais comuns da cultura do mamoeiro — a varíola ou pinta-preta, causada por Asperisporium caricae, e o ácaro-rajado (Tetranychus urticae) — e sobre a metodologia de monitoramento de pragas do mamão.

Já o analista Luciano Pontes vai mostrar como se usar o SimpMamão, primeira solução da Embrapa Mandioca e Fruticultura na área conhecida como agricultura digital, digital farming ou agricultura 4.0. 

O SimpMamão pode ser usado em celulares e tablets diretamente no campo, mesmo sem acesso à internet. O produtor preenche as planilhas digitais com várias informações sobre a lavoura, como número de insetos encontrados e quantidade de frutos, entre outras e, após a sincronização desses dados com o sistema na internet, o SimpMamão analisa e apresenta recomendações de pulverização ou não da plantação. O software permite o cadastro de dois perfis de usuário – administrador da propriedade e pragueiro – que devem ser cadastrados com e-mail e senhas diferentes. No perfil de administrador, o usuário poderá cadastrar e gerir o monitoramento e o controle de pragas da propriedade e dos talhões, e também relacionar seus pragueiros.

O SimpMamão é um dos resultados do projeto “Desenvolvimento de tecnologias pré e pós-colheita para redução de resíduos de agrotóxicos em mamão”, apelidado de SaúdeMamão, liderado pela pesquisadora Fabiana Sasaki.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

◄ Leia outras notícias