Publicado em: 29/07/2025 às 11:05hs
A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, com início previsto para 1º de agosto, acendeu um sinal de alerta no setor de frutas, flores, legumes, verduras e ovos (FFLVO). Produtores e exportadores temem os efeitos negativos sobre o ritmo das exportações, a estabilidade dos negócios e os preços ao consumidor final.
O segmento de FFLVO é caracterizado por cadeias logísticas complexas e produtos com alta perecibilidade, tornando-o particularmente vulnerável a variações de custos. Segundo Valeska Oliveira Ciré, country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, a nova tarifa pode afetar diretamente a previsibilidade e a competitividade do setor.
“Essas tarifas podem gerar elevação dos custos para exportadores, o que pode refletir no preço final dos produtos frescos no varejo. Em alguns casos, essa alta pode ser repassada ao consumidor, impactando a demanda”, destaca Valeska.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) alerta que a medida pode impactar especialmente o mercado de ovos, que registrou crescimento de mais de 1000% nas exportações para os EUA no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento foi motivado pela crise da influenza aviária nos Estados Unidos, que reduziu a produção local.
Além dos ovos, frutas como manga, uva, gengibre, papaia e laranja, amplamente exportadas e com presença consolidada no mercado internacional, também devem sentir os efeitos da nova tarifa. Mudanças no volume exportado podem rapidamente afetar o abastecimento interno, com reflexos nos preços e na procura.
“Isso exige atenção dos varejistas, que precisarão reagir a variações mais rápidas nos estoques e na demanda dos consumidores”, alerta Valeska.
Para enfrentar o cenário, o setor deve apostar em estratégias de diversificação de mercados e investimento em diferenciação. De acordo com Valeska, o uso de tecnologia e inovação pode fortalecer a competitividade e a reputação dos produtos brasileiros.
“Em um cenário com mais exigências e variações, reputação e capacidade de adaptação ganham ainda mais relevância”, afirma.
O impacto das novas tarifas e a busca por novos mercados estarão em pauta na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é reconhecido como um importante ponto de encontro para representantes da cadeia do FFLVO e especialistas em comércio internacional.
“A feira é um espaço de conexão entre empresas e mercados. É nesse ambiente que produtores, exportadores, compradores e fornecedores compartilham estratégias, acompanham tendências e constroem soluções”, diz Valeska.
O credenciamento gratuito está disponível para profissionais dos setores de supermercados e food service, mediante validação com e-mail corporativo. Para os demais interessados, os ingressos variam conforme o tipo de acesso escolhido.
The Brazil Conference & Expo – IFPA
Fonte: Portal do Agronegócio
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