Publicado em: 22/01/2026 às 15:40hs
O mês de janeiro consolidou o avanço das colheitas de maçã no Brasil, iniciadas ainda em dezembro de 2025 com as variedades precoces, como a Eva. Produtores agora se preparam para a colheita da Gala, que deve começar entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Apesar do atraso de cerca de duas semanas no calendário de produção, provocado pelas baixas temperaturas na primavera no Sul do País, a qualidade das frutas não foi comprometida. Os pomares de Gala apresentam frutos bem desenvolvidos, com excelente coloração, casca saudável e predominância de calibres superiores.
Eventos de granizo entre o final de novembro e início de dezembro tiveram efeitos diferenciados. No Paraná, os pomares ficaram praticamente ilesos. Já em algumas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foram observados danos mecânicos, porém limitados e controláveis.
A incidência de mancha foliar de glomerella está abaixo da média em toda a região Sul, refletindo boas condições fitossanitárias. Esses fatores contribuem para a expectativa de recuperação da safra e frutas de melhor qualidade, beneficiando os produtores para a temporada 2025/26.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias