Publicado em: 28/10/2013 às 20:00hs
A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) esteve reunida na última quinta-feira, dia 24, com a Superintendência do Ministério da Agricultura do Espírito Santo, em Vitória, para discutir melhorias na cadeia produtiva do mamão, através de mudanças nas Instruções Normativas 05 e 07 e no Plano de Trabalho de Exportação para os Estados Unidos. O tema vem sendo reivindicado pela Brapex nos últimos anos para desburocratizar os trâmites de fiscalização da fruta, mantendo a eficiência nos serviços de inspeção realizados.
O encontro contou com a presença do superintendente federal da agricultura no ES, José Arnaldo Alencar; do chefe da divisão técnica Luiz Guilherme Barbosa; do diretor do departamento de defesa vegetal, Ricardo Prates; do diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot, e dos membros da direção técnica da Brapex, José Roberto Macedo Fontes e Carlos Henrique Rodrigues; além do pesquisador do Incaper, David Martins.
O grupo alinhou alternativas de melhorias que serão apresentadas em Brasília, na última semana de novembro, em reunião com o chefe do departamento de defesa vegetal do Ministério da Agricultura, Cosam Coutinho. “Somos referência no controle de qualidade da fruta exportada e é total interesse do setor permanecer com esse padrão no mercado. As mudanças serão para otimizar os trabalhos de supervisão da fiscalização da fruta nas lavouras e nas empresas”, diz José Roberto Macedo Fontes.
Fonte: Brapex - Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya
◄ Leia outras notícias