Fruticultura e Horticultura

Projeto Citrus SP Sustentável avança e inclui o não plantio de murtas nas cidades como critério do Município Agro - Ranking Paulista

A ação é mais uma medida de prevenção contra o greening


Publicado em: 18/05/2022 às 09:00hs

Projeto Citrus SP Sustentável avança e inclui o não plantio de murtas nas cidades como critério do Município Agro - Ranking Paulista

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) incluiu no Município Agro - Ranking Paulista, um novo critério para incentivar o não plantio de murtas nas cidades paulistas. O objetivo desta ação é auxiliar no combate ao greening, a doença mais destrutiva dos citros e o maior desafio atual da citricultura brasileira e mundial. Com a redução dessas plantas hospedeiras do psilídeo, inseto transmissor da doença, é possível reduzir a população desse inseto nas cidades e contribuir significativamente com o manejo da doença dentro dos pomares de laranja, além de contribuir com a economia, a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio no município.

O Município Agro - Ranking Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com as prefeituras das cidades, que incentiva o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário.

O novo critério é uma das atividades da Diretiva 4 – Sanidade Agropecuária, e prevê a possibilidade de pontuação para os municípios que declararem não produzir mudas de murta nos viveiros municipais, como também aos que declararem não plantar essas mudas em áreas públicas.

Popularmente conhecida como dama-da-noite, a murta é encontrada facilmente em áreas urbanas, como escolas, praças, chácaras, calçadas e quintais de casas. Por não se tratar de áreas comerciais de citros, essas plantas são fontes de criação do psilídeo e disseminação do greening.

Outras ações municipais que visam a inibição ou mesmo proibição do plantio de murta pela população com o objetivo de salvaguardar a citricultura municipal, como a criação de normativas e legislação local, também podem ser pontuadas dentro do critério de proatividade.

Essa ação também vai de encontro aos objetivos do Projeto Citrus SP Sustentável, parceria entre o Fundecitrus e a SAA, que propõe diversas ações de conscientização e capacitação para auxiliar o citricultor no cultivo dos citros, visando também o controle das pragas e doenças que atacam os pomares e que trazem prejuízos ao agricultor, com destaque para o combate ao greening.

Fonte: FUNDECITRUS

◄ Leia outras notícias