Publicado em: 12/12/2025 às 12:40hs
A safra 2025/26 de laranja no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro deve ficar abaixo de 300 milhões de caixas pelo segundo ano consecutivo, segundo estimativa divulgada pelo Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura) nesta quarta-feira (10) e analisada pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
De acordo com o relatório, a produção projetada é de 294,81 milhões de caixas de 40,8 kg, refletindo o impacto de fatores climáticos e fitossanitários que afetaram o desenvolvimento das plantas e o tamanho dos frutos.
O levantamento aponta uma diminuição no tamanho médio das laranjas e um aumento na taxa de queda prematura dos frutos, consequência da intensificação dos sintomas do greening — doença que afeta a qualidade e o rendimento dos pomares — e de condições climáticas desfavoráveis durante o ciclo.
Esses fatores combinados devem comprometer a oferta de fruta para o processamento industrial, mantendo o cenário de produção apertada observado na safra anterior.
Apesar da oferta mais restrita, os preços pagos aos produtores não devem reagir, segundo o Cepea. A análise indica que as exportações de suco de laranja estão em queda e que o consumo doméstico segue lento, o que limita a valorização da fruta no mercado interno.
Entre 8 e 11 de dezembro, a laranja pera destinada à indústria foi negociada a uma média de R$ 37,20 por caixa de 40,8 kg, registrando queda de 1,36% em relação à semana anterior. O Cepea destaca ainda que as indústrias têm recebido frutas já contratadas, com poucos negócios no mercado spot e valores reduzidos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias