Fruticultura e Horticultura

Produção de banana pode ter quebra de 30%

Produtores de banana do interior de São Paulo estão contabilizando as perdas causadas pela seca e pelas altas temperaturas


Publicado em: 26/03/2014 às 18:40hs

Produção de banana pode ter quebra de 30%

Na região do Vale da Ribeira, em Registro, um dos principais polos produtores do País, a quebra pode chegar a 30%.

Os produtores também estão preocupados com a entrada da banana do Equador. O governo brasileiro está definindo as últimas regras para liberar a importação da fruta do país vizinho.

Registro é conhecido por ser um grande produtor. Localizado no Vale do Ribeira, é responsável por 50% da produção paulista. Os últimos meses têm sido difíceis para os agricultores. O fruticultor Jeferson Magario cultiva 30 hectares com bananas. O excesso de calor e a falta de chuva queimaram parte da produção e deixaram as frutas sem sustentação. O jeito encontrado pelo agricultor foi escorar as bananeiras com bambus. Se antes, ele produzia 30 toneladas por hectare no ano, hoje ele calcula 25 toneladas por hectare.

"Vai ter uma perda, sim. Estimo uma quebra de 60% e uma perda anual de 30%. A próxima safra, com certeza, está comprometida, porque não se volta mais o que perdeu. Não tem como voltar mais", desabafa Magario.