Publicado em: 04/07/2025 às 12:00hs
Levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que os preços da maioria das variedades citrícolas acompanhadas pelo órgão recuaram em junho.
No caso das laranjas, a principal causa da queda foi o aumento da oferta de frutas precoces, que intensificou a pressão sobre os preços, conforme explicam os pesquisadores do Cepea. Além disso, a concorrência com outras frutas, como a banana, também contribuiu para a redução dos valores.
No acumulado do mês, o preço da laranja pera na árvore caiu 20,2%, encerrando junho a R$ 63,61 por caixa de 40,8 kg. Vale destacar que a safra 2025/26 já está praticamente iniciada com a colheita das frutas precoces.
A tangerina poncã também sofreu desvalorização no período. Segundo o levantamento do Cepea, o preço caiu 18%, chegando a R$ 57,62 por caixa de 27,2 kg no final de junho. Essa baixa foi influenciada pelo ritmo mais acelerado da colheita, aliado à oferta limitada de frutas de qualidade superior durante boa parte do mês.
Os dados do Cepea refletem as dinâmicas de oferta e demanda no mercado de citros, mostrando que a temporada de frutas precoces e a competição entre variedades e outras frutas impactam diretamente nos preços pagos aos produtores.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias