Fruticultura e Horticultura

Pau D'Arco organiza segundo Dia temático do Abacaxi

O plantio do abacaxi começa entre os meses de agosto a janeiro e colhemos no início de janeiro do ano seguinte


Publicado em: 15/05/2014 às 15:20hs

Pau D'Arco organiza segundo Dia temático do Abacaxi

O município de Pau D'Arco, a 408 Km de Palmas, prepara para os próximos dias 17 e 18, sábado e domingo, respectivamente, o Segundo Dia Temático da Cultura do Abacaxi. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e ocorrerá no Espaço Verde Beira Rio, Rua Coronel Grizort..

De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Abacaxi e Congêneres de Pau D'Arco e região, Vilmar da Trindade, o município produziu na última safra cerca de seis milhões de frutos. "O plantio do abacaxi começa entre os meses de agosto a janeiro e colhemos no início de janeiro do ano seguinte. A produção tem crescido a cada ano e o Dia Temático do abacaxi é realizado para oferecermos mais conhecimento ao produtor e para comemorarmos os frutos colhidos", informou o produtor.

Pau D'Arco é o segundo município do Tocantins com maior área plantada de abacaxi, de acordo com o censo do IBGE/cidades. São 270 hectares de área, e com rendimento médio de 20 mil frutos por hectare.

Programação

A abertura do Dia Temático tem início às 8 horas do sábado, dia 17. Em seguida, às 9h30, acontece a palestra sobre Produção integrada e o desenvolvimento da Abacaxicultura realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Às 10h30, o engenheiro agrônomo da Seagro, Anderson Pereira, falará sobre as práticas de aplicação de defensivos na plantação do abacaxi, informando sobre o uso racional e seguro e também sobre as normas e procedimentos corretos no seu manuseio.

No período da tarde acontecerá a palestra de orientação sobre a comercialização do fruto e também sobre as pragas, doenças e seus controles e Indução floral realizado pela Embrapa. Já no domingo, dia 18, será realizada uma visita técnica na lavoura do produtor Iranir Alves, a 9 km do município, saída para Arapoema-TO.

Produção no Tocantins

O Tocantins possui condições excepcionais para o cultivo do abacaxi. Para cada hectare plantado, 23 mil frutos são colhidos, resultado superior à média nacional. A maior área produtora do fruto concentra-se na região Central do Estado nos municípios de Miracema do Tocantins, com 450 hectares de área plantada, Pau d’Arco – 270 ha, Miranorte com 150 ha, Porto Nacional com 70 ha, Brejinho de Nazaré com 52 ha.

Contato: Valmir da Trindade – 63 9262-4699

Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO

◄ Leia outras notícias