Fruticultura e Horticultura

Painel elabora custo de produção do mamão no Espírito Santo

Levantamento realizado irá contribuir para o gerenciamento da atividade


Publicado em: 11/06/2014 às 14:10hs

Painel elabora custo de produção do mamão no Espírito Santo

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya (Brapex) participou, na última semana, do painel técnico do ‘Programa Campo Futuro’ realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Universidade Federal de Lavras (UFLA), para o levantamento de custo de produção do mamão. O encontro foi realizado na sede do Sindicato Rural de Linhares e contou com a presença de profissionais de agronomia do setor do mamão e produtores da fruta.

O painel consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo. Mediante debates e preenchimento de planilhas de custos, o grupo formado por técnicos e produtores definiu um sistema de produção padrão, de acordo com a realidade regional. “O objetivo é entender como funciona o processo produtivo para gerar informação e auxiliar o produtor na gestão rural e nas decisões de investimento”, destacou José Eduardo Brandão Costa, assessor técnico da CNA.

O pesquisador do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, Diego Humberto de Oliveira, conduziu os trabalhos onde foi discutido cada item do custo de produção do mamão, da variedade solo, como mão de obra, insumos, máquinas e equipamentos, irrigação, entre outros. “O levantamento é bem detalhado e dinâmico. Será uma importante ferramenta para o produtor de mamão ter conhecimento do custo real de sua atividade e ajudar nas tomadas de decisões”, diz Rodrigo Martins, presidente da Brapex.

O levantamento de dados consiste em identificar o sistema de produção mais comum na região e calcular seus indicadores técnicos e econômicos. Após a tabulação dos dados pela equipe da UFLA/CNA, a planilha será encaminhada para a Brapex e servirá como importante ferramenta para os produtores de mamão no gerenciamento da atividade. Participaram do painel o presidente da Brapex, Rodrigo Martins; os engenheiros agrônomos José Roberto Macedo Fontes, Geraldo Fereguetti e José Eugênio; o diretor executivo da Brapex, Franco Fiorot; além dos técnicos da CNA e da UFLA.

Fonte: Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Papaya

◄ Leia outras notícias