Publicado em: 09/05/2024 às 08:00hs
Cultivar hortaliças em casa é uma atividade que não apenas traz mais proximidade com a natureza, mas também contribui para uma alimentação mais saudável e saborosa. Plantar seus próprios vegetais permite desfrutar de alimentos frescos e livres de pesticidas. Se você está interessado em começar sua horta em maio, a ISLA Sementes, uma das principais empresas do setor no Brasil, separou algumas dicas sobre o que plantar neste mês, dependendo da região do país onde você mora.
Independentemente de onde você esteja no Brasil, há uma variedade de hortaliças que podem ser plantadas em maio. Entre elas, estão: Acelga, Agrião, Aipo/Salsão, Alface, Alho Poró, Almeirão, Beterraba, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Couve de Bruxelas, Couve Chinesa, Couve-Flor de Inverno, Couve Manteiga, Couve Rábano, Ervilha, Mostarda, Nabo, Rabanete, Repolho, Rúcula, Salsa.
Se você mora no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou no norte de Minas Gerais, há ainda mais opções de cultivo, já que essas regiões são mais quentes e têm clima propício para outros tipos de hortaliças. Além das mencionadas, você pode plantar: Abóbora, Abobrinha, Berinjela, Coentro, Feijão-Vagem, Jiló, Maxixe, Melancia, Melão, Pepino, Pimenta, Pimentão, Quiabo, Tomate.
Após escolher o que plantar, é hora de definir o local para sua horta. Certifique-se de que o espaço tenha boa luminosidade para garantir que as plantas recebam luz suficiente. Se for usar vasos ou floreiras, é essencial que eles tenham boa drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode prejudicar o desenvolvimento das plantas.
A terra do vaso ou da floreira precisa ser bem adubada. Você pode usar adubos orgânicos ou compostos para garantir que as plantas cresçam fortes e saudáveis. Regue diariamente e acompanhe o crescimento das hortaliças até atingirem o ponto ideal para a colheita.
Plantar hortaliças em casa é uma maneira gratificante de conectar-se com a natureza e ter alimentos frescos ao alcance das mãos. Aproveite o mês de maio para iniciar sua horta e desfrutar dos benefícios de uma alimentação mais saudável e cultivada por você mesmo.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias