Fruticultura e Horticultura

Nutrição melhorada aumenta produtividade de cacau

Como é de conhecimento geral as plantas necessitam para crescer e reproduzir elementos nutritivos que, por participarem diretamente do seu metabolismo são vitais


Publicado em: 12/08/2013 às 08:50hs

Nutrição melhorada aumenta produtividade de cacau

De acordo com estudos divulgados pela Ceplac, o cacaueiro precisa de 15 elementos considerados essenciais para o bom desenvolvimento da planta, são eles: Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre, Boro, Cobre, Ferro, Zinco, Manganês e Molibdênio.

A utilização de corretivos e fertilizantes nas fases certas, e após análises de solo e foliar, é o diferencial da produção do cacaueiro. E uma novidade tem garantido uma maior produtividade no cacau, a técnica consiste na aplicação de fertilizantes líquidos de alta concentração - Agrichem, via solo.

De acordo com o ténico agrícola, Jose Carlos Suzart de Carvalho Junior, é necessário utilizar um “mix” de micro e macro nutrientes para aumentar a produtividade do cacaueiro, mesmo no sistema cabruca: “É importante destacar que, é necessário o manejo correto, no período indicado, com acompanhamento técnico e nutrição adequada que prepare, e sustente a planta nas fases em que ela mais precisa”, orientou Júnior.

Preocupado em atender as necessidades dos cacauicultores que precisam aumentar produtividade, e consequentemente, melhorar os ganhos com a cultura do cacau, os técnicos da Central do Adubo, utilizaram os fertilizantes líquidos de alta concentração - Agrichem, em áreas com o cultivo de cacau na Bahia, via solo, e observaram resultados surpreendentes.

Segundo Júnior, a linha de produtos Agrichem adaptou-se bem ao cultivo do cacau. “Utilizamos os produtos nos períodos recomendados pela Ceplac, a exemplo, nutrimos a planta entre os meses de fevereiro e março, preparando para safra principal, e em agosto e setembro para a temporã. E observamos que, nas áreas em que foram utilizados os fertilizantes líquidos, houve um aumento significativo de produção e frutos sadios”, afirmou.

A Agrichem disponibiliza também uma linha de “indução de resistência” que impede que o cacaueiro seja atacado por fungos e bactérias, é o caso da Supa Sílica, Big Red, Supra Cobre e Reforce. Além destes, a marca dispõe também de um “mix” de micro e macro nutrientes que podem ser encontrados através da representação exclusiva da Central do Adubo (73) 3215 1800.

Fonte: Mercado do Cacau

◄ Leia outras notícias