Publicado em: 16/05/2024 às 10:00hs
Na última sexta-feira (10), em Petrolina-PE, o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), em parceria com o Sebrae/PE, promoveu o Seminário 'Mirtilo Day', destacando o cultivo, comercialização e as perspectivas de mercado da fruta na região do Vale do São Francisco. O evento, sediado no auditório do Senai, atraiu uma significativa participação de agricultores, profissionais da agronomia, pesquisadores, estudantes e especialistas em fruticultura.
Luiz Curado, representante da Codevasf e coordenador do Programa Rota da Fruta no Cerrado e entorno do Distrito Federal, enfatizou o sucesso comercial do mirtilo em diversas partes do país e as boas perspectivas para o Vale do São Francisco. Ele destacou que essa fruta, também conhecida como blueberry, é uma realidade na região, oferecendo rápido retorno e lucratividade já a partir da primeira colheita, devido ao seu sabor marcante e propriedades medicinais.
Christian Sauñe, gerente de produção peruano e engenheiro agrônomo, compartilhou sua experiência à frente de uma fazenda em Petrolina, que possui uma produção de 35 mil mudas da variedade Biloxi, com planos de dobrar essa área ainda este ano. Ele ressaltou a demanda crescente por essa cultura, o baixo investimento por hectare e a rápida colheita, que gera empregos na região.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, elogiou a parceria entre o SPR e o Sebrae para a realização do evento, destacando a importância do cultivo de mirtilo para diversificar a produção de frutas no Vale do São Francisco. Jailson Lira, presidente do SPR, reforçou o compromisso do sindicato em oferecer suporte técnico aos agricultores interessados em investir nessa nova cadeia produtiva.
Mara Almeida, gestora do Sebrae no Sertão do São Francisco, agradeceu a presença de todos e destacou o compromisso da unidade regional em incentivar a produção de novas culturas, agregando valor ao setor agrícola. O seminário também contou com a participação de outros palestrantes, como Maria Auxiliadora da Embrapa Semiárido, Marcos Flavio da Biofábrica Biotechnology in Plants e o empresário Marcelo Bazan da Mini Bio, que responderam às perguntas do público ao final do evento.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias