Publicado em: 22/10/2025 às 11:55hs
José Lucas Faria Corrêa, de 26 anos, está colhendo a primeira safra de morangos no sítio da família, em Seritinga, no Sul de Minas. Produtor de hortaliças, ele decidiu investir na produção agroecológica da fruta após ingressar no programa Futuro no Campo, da Emater-MG, com o objetivo de diversificar a produção, acessar novos mercados e aumentar a renda familiar.
A produção de morangos começou em maio de 2025, em uma área de 500 m². José Lucas acredita no potencial da nova cultura e vê no programa uma oportunidade de aprendizado e inovação:
"Com o Futuro no Campo, estou aprendendo muita coisa que não sabia. A Emater me mostrou que é possível trabalhar com orgânicos, basta saber o que está fazendo. Comecei a buscar conhecimento para plantar morangos", destaca o jovem produtor.
Desde 2021, José Lucas é acompanhado pela Emater-MG, fornecendo hortaliças às escolas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Segundo a extensionista Milene da Silva Soares, o incentivo da Emater foi determinante para que o produtor experimentasse a nova cultura:
"O acompanhamento próximo da Emater com os jovens do Futuro no Campo motivou o produtor a investir em morangos, já que ele sempre trabalhou com hortaliças", explica Milene.
Além do acompanhamento técnico contínuo, José Lucas participa de visitas técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre morango. Ele também receberá, por meio do programa, kits com ferramentas, sementes de hortaliças e sistema de irrigação. O produtor já planeja expandir a produção, incluir os morangos em feiras regionais e futuramente investir em processamento e certificação orgânica.
O Futuro no Campo é uma iniciativa da Emater-MG voltada para a sucessão familiar rural e valorização da juventude no campo. O programa oferece acompanhamento técnico, capacitações práticas e incentivo à inovação, estimulando jovens de 16 a 29 anos a permanecerem na agricultura familiar, aumentando oportunidades de renda.
O programa é estruturado em três projetos principais: Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural, com ações práticas em avicultura de postura, apicultura, fruticultura e olericultura.
Atualmente, 506 jovens participam do programa, selecionados por edital público com base em critérios sociais, produtivos e educacionais. Além da assistência técnica da Emater-MG, eles recebem capacitações presenciais e virtuais, além de kits para implantação das atividades. O investimento inicial do programa foi de R$ 1,9 milhão, com recursos próprios da Emater-MG.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias