Publicado em: 05/06/2019 às 16:40hs
Os associados da Cooperativa Integrada deram início oficialmente, nesta segunda-feira (03/06), a colheita da safra da laranja referente ao ciclo 2019/20 que serão destinadas à Unidade Industrial de Sucos da cooperativa em Uraí (PR). Neste ciclo, a Integrada estima receber 2,3 milhões de caixas fornecidas pelos cooperados e também por citricultores do Estado de São Paulo para a produção de suco concentrado e derivados de laranja.
Recebimento estimado - O volume de recebimento estimado para este ciclo é de 900 mil caixas a mais no comparativo com a safra passada. O gerente da UIS, Paulo Rizzo, explica que deveremos ter uma boa safra. Ele pontua que um dos motivos dessa elevação na produção esperada para o atual período se deve ao clima favorável, pois neste ciclo os pomares foram contemplados com chuvas mais regulares. Além disso, devido aos bons preços alcançados pelas frutas destinadas à indústria nos últimos anos, os pomares receberam melhores cuidados, especialmente nas adubações, o que resulta em uma maior produtividade.
Variedades precoces - As primeiras variedades de laranjas que serão processadas serão as frutas precoces, a exemplo da Iapar e Taquari. Para dar conta do alto volume de produção esperado neste ciclo, a indústria da cooperativa inicia as atividades em três turnos de produção. A estimativa é que o processamento das laranjas deverá ser encerrado em fevereiro de 2020.
Bons volumes - “Temos bons volumes de frutas de todas as variedades. O processamento das frutas precoces deverá se estender até metade do mês de julho, quando deveremos iniciar a colheita da variedade de meia estação, a laranja Pera”, observa. A partir do processamento delas, avalia Rizzo, seguem-se as tardias (Natal e Valência), finalizando com a variedade Folha Murcha, em meados de dezembro.
Boa produtividade - O diretor vice-presidente, João Francisco Sanches Filho, observa que a Integrada espera uma boa produtividade nas áreas dos associados. “Os pomares estão carregados”, frisa o diretor. João completa que a laranja tem cada vez mostrado que é uma boa opção de diversificação, sendo economicamente mais vantajosa no comparativo com a produção de cereais.
Cooperado - O cooperado Sussumo Itimura Neto, de Uraí, estima colher em torno de 100 mil caixas, o que considera uma boa safra para as suas 44 mil plantas em produção. No ano passado, o veranico que atingiu a região proporcionou uma colheita menor, em torno de 68 mil caixas. Além do clima favorável, Neto atribui ao aumento do seu pomar outro fator deste esperado crescimento da estimativa de sua safra.
Safra - De acordo com dados fornecidos pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, regiões responsáveis pela maior parte da produção brasileira de laranja, está com uma expectativa de produção de 388,89 milhões de caixas, volume 36% superior à safra passada e 21% superior à média dos últimos dez anos.
Fonte: Imprensa Integrada
◄ Leia outras notícias