Fruticultura e Horticultura

Iapar promove tarde de campo sobre abacaxizeiro em Santa Helena/PR

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) realiza nesta terça-feira (8) tarde de campo sobre abacaxizeiro no município de Santa Helena (a 114 km de Cascavel). A proposta é receber produtores e técnicos de toda a região


Publicado em: 07/05/2012 às 16:50hs

Iapar promove tarde de campo sobre abacaxizeiro em Santa Helena/PR

Os pesquisadores da área de fruticultura do instituto Sérgio Carvalho e Alessandra Detoni vão detalhar diversos aspectos da produção do abacaxi, com destaque para os cuidados com o frio que está apenas começando. Segundo Carvalho, a fruta é uma das poucas com um zoneamento bem definido o que permite ao produtor fazer a escolha certa. “No oeste há uma geada forte a cada dez anos em média. Uma aconteceu ano passado, mas foram poucas as lavouras prejudicadas. Mesmo assim, o produtor atingido conseguiu pagar pelo menos o custo”. Uma recomendação que o agricultor não pode esquecer, alerta o pesquisador, é quanto à escolha da área. “Ele precisa, juntamente com um técnico, mapear a propriedade para evitar os locais mais sujeitos à geada, como próximo de lagos e rios. Em Guaíra registramos uma perda grande em uma localidade na qual o plantio foi feito ao lado de uma mata ciliar”, exemplifica Carvalho.

Por precisar de intenso trabalho manual em diversas etapas da produção, como o plantio e o ensacamento, o pesquisador Sérgio Carvalho acredita que o abacaxi pode ser uma boa fonte de renda principalmente em pequenas e médias propriedades. “Pode ser uma alternativa para as famílias cujos filhos estão indo embora por falta de oportunidades”, diz Carvalho. Ainda de acordo com ele, a fruta ainda é pouco conhecida na região, mas tende a crescer na medida que o produtor tiver conhecimento das vantagens. “O produto perene exige mais do homem do campo, que precisa constantemente acompanhar a lavoura, mas os resultados compensam”, explica Carvalho.

As pesquisas mostraram resultados promissores também na qualidade do abacaxi na região oeste. A pesquisadora Alessandra Detoni, que está com Carvalho estudando a fruta há dois anos, afirma que a relação acidez e doçura é muito boa, algo indispensável para a cultura. Ela destaca também as boas condições do solo e clima. “O abacaxi é uma planta rústica, por isso a mentalidade de que os solos mais pobres são os mais indicados, mas não é bem assim. A fruta vai muito bem na terra roxa do oeste”, esclarece Detoni.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santa Helena. As inscrições são de graça e podem ser feitas no inicio do evento. Mais informações sobre o zonamento agrícola do abacaxi no site do Iapar www.iapar.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa Iapar

◄ Leia outras notícias