Publicado em: 27/06/2014 às 13:20hs
A casa tem capacidade para a seleção e classificação de até 1,267 milhão de toneladas de abacaxi por mês, e será utilizada por pequenos e médios produtores da fruta na região Central do Tocantins.
Para o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, a estrutura será importante não só para o setor produtivo, mas também para a população da região, pois vai gerar emprego, renda e oportunidade. “O agronegócio tocantinense, que se destaca pela qualidade dos seus produtos, cada vez mais contribui para o crescimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressalta.
Segundo o diretor de Fomento à Agropecuária da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), José Américo Vasconcelos, com a Casa de Classificação e Embalagem os produtores atenderão melhor às exigências do mercado. “Através da Packing House, o produtor vai selecionar e rotular seus produtos de forma profissional. Isso vai contribuir para uma melhor comercialização”, explica.
A construção da Packing House de abacaxi no município de Miracema do Tocantins é uma parceria do Governo do Tocantins com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A estruturação da local está sendo realizada com recursos dos Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa), do MAPA, através do Contrato 0278548-76 de 29/12/2008.
Potencial
O Tocantins é, atualmente, um dos principais polos emergentes da produção de abacaxi no Brasil, devido à parceria entre produtores e Governo do Estado. A principal característica da abacaxicultura tocantinense é a qualidade da fruta. Aliado a isso, a produção durante o período de entressafra brasileira, lhe confere alta rentabilidade.
Segundo dados da diretoria de Fomento à Agropecuária da Seagro, em 2013, o Tocantins cultivou 50 milhões de pés de abacaxi em uma área de 2.500 hectares plantados, colhendo mais de 60 mil toneladas do fruto. Em 2014 o número subiu para 75 milhões de pés, em 3 mil hectares plantados, e 90 mil toneladas de frutos.
Fonte: Assessoria de Comunicação SEAGRO TO
◄ Leia outras notícias