Publicado em: 10/10/2013 às 12:40hs
Participaram do evento 215 profissionais, entre lideranças, fruticultores, técnicos, secretários de agricultura dos municípios da região e empresários.
Para o extensionista rural da Epagri, Leonir Loro, experiências positivas do setor de fruticultura são construídas junto com aos agricultores por intermédio de acompanhamentos, avaliação das matérias de pesquisa (cultivares), orientação técnica, manejo e fitossanidade (controle de praga, doenças e invadores). Na região de Descanso, há uma produção de 46 hectares, são aproximadamente 25 produtores e o trabalho no segmento é desenvolvimento há 22 anos.
“Os produtores investem na diversificação de frutíferas e cultivares para ter renda contínua e produção nas entressafras com melhor rentabilidade”, enfatizou Loro. Alguns exemplos são goiaba, goiaba serrana (feijoa), ameixas, nectarina, maçã, pera, banana, kiwi e amora preta para suprir o mercado regional e dar alternativas de renda para o agricultor.
Os resultados no município de Descanso são a redução do êxodo rural pois a atividade mantém os filhos na propriedade, garantia de renda e qualidade de vida, e os produtores estão se tornando profissionais na atividade. Além disso, há reflexos na produtividade que varia conforme a idade, cultivo e os cuidados do agricultor com as plantas e o clima.
Segundo o extensionista rural da Epagri, as plantas adultas de uva bordô produzem em média de 8 a 12 toneladas por hectare/ano; de uva vênus, 25 toneladas por hectare/ano; de uva moscato bailey, 35 toneladas por hectare/ano; e uva niagara 20 toneladas por hectare ano. As plantas adultas de pêssego produzem 20 toneladas por hectare/ano.
Em Descanso, os produtores contam com o apoio da Prefeitura Municipal, do Banco do Brasil, das cooperativas, do Sindicato Rural, associações e extensão rural.
A Jornada de Fruticultura foi uma promoção da Associação dos Produtores de Frutas, Uva e Vinho de Quilombo, Lajeado Grande, Xanxerê e Chapecó, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Epagri, Seagro, Sebrae, Acacitrus, CREA, AEAGRO, Cidasc, Unoesc, UFFS, Unochapecó, CEPA e Embrapa.
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias