Publicado em: 27/01/2014 às 18:45hs
A maioria das frutíferas possui exploração predominantemente em pequenas e médias propriedades, incluindo a agricultura familiar. Esse cenário indica a possibilidade de expansão do mercado de frutas produzidas no País.
Para ajudar o produtor com alternativas de fruteiras melhoradas geneticamente, a Embrapa lançou recentemente oito cultivares de frutas, que já estão no mercado e cujos frutos possuem características importantes tanto para o consumidor quanto para os produtores de frutíferas: duas de pêssego, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS); uma de maracujá, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF); duas de videira, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS); uma de banana e uma de limão, desenvolvidas na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA); e uma de cupuaçu, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).
Os materiais lançados dão ao produtor acesso a cultivares com melhor qualidade de frutos em cultivo sustentável, maior produtividade, resistência a doenças e produção na entressafra, gerando renda e melhor qualidade de vida ao produtor, além de oferecer ao consumidor frutos de melhor qualidade com menor impacto ao meio ambiente.
O programa Dia de Campo na TV desta semana aborda frutas para o mercado competitivo, entra elas a cultivar de maracujá BRS Rubi do Cerrado, que produz frutos que podem variar de 120g a 300g, com uma média de 170g de polpa. Em pomares comerciais, dependendo do manejo, a cultura pode atingir produtividade superior a 50 toneladas por hectare no primeiro ano de produção. A cultivar BRS Platina é a mais nova variedade melhorada de bananeira, com características agronômicas e sensoriais muito similares às da "Prata Anã", porém com o diferencial da resistência genética ao mal-do-panamá e à sigatoka-amarela. Os frutos da "Platina" são muito semelhantes aos da "Prata Anã” tanto na forma quanto no sabor, e a BRS Passos, uma lima ácida conhecida como limão Thaiti que apresenta produtividade superior à média regional e tendência a florescimento ao longo do ano.
O Dia de Campo na TV sobre Frutas para um mercado competitivo foi produzido pela Embrapa Produtos e Mercado e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Serviço
Este programa vai ao ar na sexta-feira, 24 de janeiro, pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. No domingo, 26 de janeiro, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.
Fonte: Embrapa
◄ Leia outras notícias