Fruticultura e Horticultura

Frutas fazem sucesso

Caju, melões e mangas são as frutas produzidas no Brasil que mais fazem sucesso no exterior, especialmente na Europa e na Ásia


Publicado em: 18/10/2013 às 11:00hs

Frutas fazem sucesso

A Região Nordeste é ainda hoje responsável pelo maior volume de produção e exportação de frutas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Alexandre Pereira, refere-se ao solo cearense como um verdadeiro oásis. "É sem dúvida um dos melhores solos do Brasil, tanto que o Ceará é o primeiro produtor de caju; o maior produtor de melão do mundo e o segundo de coco e maracujá. E é o maior exportador de frutas do País."

Os dois maiores produtores de frutas do Ceará são paulistas. O diretor da Fazenda Agrícola Famosa, Luiz Roberto Maldonado Barcelos, é um deles. Ele deixou o interior de Ribeirão Preto há quase 20 anos e se estabeleceu em Icapuí (CE), na divisa com Mossoró (RN). A Famosa faturou RS 260 milhões no ano passado. Numa área total de 8 mil hectares, 6,8 mil são ocupados por plantações de melão e melancia. Garantem a exportação de 6,5 mil contêineres basicamente para a União Europeia - 60% da produção é exportada.

A grande preocupação do produtor no momento é com o Sistema Geral de Preços. "O Brasil não está mais enquadrado como país emergente e vamos sofrer uma taxação maior lá fora. A gente pagava 5% e vai passar para 8,8%."

A Famosa está trabalhando para abrir um canal de exportação para outras regiões, especialmente Ásia e Oriente Médio. Mas o empresário enfrenta outros problemas. É preciso, por exemplo, de mais tecnologia para garantir que as frutas cheguem em boas condições.

Já com os Estados Unidos, o produtor enfrenta a concorrência dos países centro-americanos que têm acordos tarifários com Washington e, por isso, o imposto de exportação é zero. "Ficamos isolados, perdendo competitividade."

Fonte: Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias