Publicado em: 15/04/2015 às 08:10hs
Representantes do Centro de Pesquisa prestigiaram a abertura oficial, que aconteceu sexta-feira (10/4), com a presença do governador José Ivo Sartori. Houve apresentação da Orquestra de Sopros de Veranópolis e do Coro Municipal. A feira ainda pode ser visitada de 17 a 21 de abril, das 10h às 22h, no ParqueMunicipal de Esportes e Exposições José Bin.
“Vim até a terra da longevidade para buscar energia para enfrentar o dia a dia”, disse Sartori. Segundo ele, o Rio Grande do Sul que dá certo está em Veranópolis, e o Estado precisa espelhar-se nessa cidade. “Aqui todo mundo pensa e trabalha junto para ir para frente. Vamos colher muitas ideias novas nos corredores da Femaçã”, declarou com entusiasmo.
Estande da Fepagro Serra
Depois da solenidade de abertura, o governador visitou alguns dos mais de cem estandes, entre eles o da Fepagro Serra, compartilhado com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. Nele, estão expostas cultivares de duas espécies de quivi, desenvolvidas no Centro: de polpa amarela e de polpa verde.
Conforme o pesquisador Rafael Anzanello, as cultivares de quivi de polpa amarela são: Golden King, Yellow Queen e MG-06. E as de polpa verde são: Hayward, Elmwood, Monty e Bruno. Além disso, no estande, também podem ser vistos produtos de agroindústria da Fepagro Serra do Nordeste, de Caxias do Sul, como vinhos e geleias, entre outros itens.
“A Fepagro Serra, de Veranópolis, tem atuação fundamental na evolução da produção primária gaúcha”, destacou Anzanello. De acordo com ele, o primeiro registro de pesquisa com a cultura do trigo no país surgiu no Centro, em 1919 – data de sua fundação.
O diretor da unidade, Lineu Migon, falou da importância em participar do evento. “É uma oportunidade de mostrar para a sociedade o trabalho desenvolvido na instituição”. Ele contou que a Fepagro Serra foi uma das fundadoras da Femaçã, que iniciou em 1976. “Fomos uma das oito entidades idealizadoras da feira”, disse com orgulho. Hoje, são 16 entidades promotoras.
Fonte: Comunicação Social FEPAGRO
◄ Leia outras notícias