Publicado em: 14/11/2025 às 12:00hs
As expectativas para a temporada 2025/26 de exportações de suco de laranja começaram elevadas. A isenção da sobretaxa aplicada pelos Estados Unidos ao produto brasileiro e a recuperação da produção de laranja em São Paulo alimentavam projeções positivas para os embarques.
Segundo pesquisadores do Cepea, a demanda limitada da Europa tem mantido as exportações abaixo do previsto no início da safra, que vai de julho a outubro de 2025. A frustração desse movimento global tem impactado diretamente o planejamento das indústrias.
Diante do cenário externo menos favorável, processadoras paulistas consultadas pelo Cepea vêm evitando firmar novos contratos de aquisição de laranja.
A decisão é operar somente com contratos já estabelecidos e realizar novas compras apenas no mercado spot — onde, segundo o Cepea, os valores ofertados pelos compradores estão mais baixos.
Do lado do produtor, o clima é de apreensão. Os pesquisadores do Cepea alertam que os preços reduzidos podem comprometer a sustentabilidade financeira de muitos pomares, especialmente se os valores deprimidos persistirem até o fim da temporada.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias