Publicado em: 24/07/2025 às 11:53hs
O aumento na oferta de hortaliças e frutas nos principais mercados atacadistas do Brasil provocou uma queda nos preços médios no mês de junho. A informação é do 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o levantamento, a maior presença de produtos como cenoura, batata, cebola e folhosas impactou diretamente as cotações. A cebola, que vinha apresentando altas desde o início do ano, teve queda significativa em junho. A maior retração foi registrada em Pernambuco, com recuo de 26,37%, enquanto apenas Santa Catarina apresentou alta.
A Conab explica que esse movimento está associado ao aumento da produção em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, o que elevou a oferta e reduziu os custos logísticos.
A intensificação da safra de inverno contribuiu para a queda nos preços da batata, especialmente nas regiões produtoras de Araxá (MG), São João da Boa Vista (SP) e Cristalina (GO). A maior queda foi observada no Rio de Janeiro.
Já a cenoura, mesmo com menor oferta em junho, teve preço pressionado para baixo, devido à quantidade disponível nas Centrais de Abastecimento.
A alface também apresentou redução nos preços médios. A Conab atribui a queda à diminuição da demanda típica dessa época do ano, em função das temperaturas mais baixas.
No caso do tomate, o comportamento do mercado foi instável. Enquanto Fortaleza registrou alta de 36,2%, Rio Branco teve queda de 17,56%. A maturação mais lenta, provocada pelo frio e pelas geadas, reduziu a oferta, enquanto as baixas temperaturas também afetaram negativamente a demanda.
Entre as frutas, banana, laranja, mamão e melancia apresentaram redução nos preços:
Entre os produtos analisados, a maçã foi a única que teve aumento nas cotações. Apesar da demanda baixa, os preços subiram devido ao controle de oferta promovido pelas classificadoras e ao aumento das importações.
No acumulado de janeiro a junho de 2025, o Brasil exportou 559,84 mil toneladas de hortigranjeiros, o que representa um crescimento de 28% em relação ao mesmo período de 2024. O faturamento com as vendas externas foi de US$ 646,2 milhões (FOB), uma alta de 16%.
Os principais estados exportadores foram:
Entre os principais destinos estão:
A edição de julho do boletim também destacou o projeto “Ceasa Verde”, que tem como objetivo promover o aproveitamento e destinação correta dos resíduos gerados nas Centrais de Abastecimento. A iniciativa está alinhada aos princípios da economia circular e busca ampliar a sustentabilidade no setor hortigranjeiro.
Os dados do Prohort são obtidos em 11 Centrais de Abastecimento, responsáveis por boa parte da comercialização de hortigranjeiros no país. As cidades monitoradas são:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias