Publicado em: 05/08/2025 às 11:25hs
A Expofruit 2025 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada está confirmada para os dias 20 a 22 de agosto, em Mossoró (RN). O evento, considerado a maior feira de fruticultura do país, promete gerar milhões de reais em negócios e atrair mais de 40 mil visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior.
Realizada pelo Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX), em parceria com o Sebrae-RN e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), a edição deste ano tem como tema “Sustentabilidade e Inovação: Fruticultura Tropical Responsável”. Mais de 400 expositores estarão reunidos na Estação das Artes, em Mossoró.
De acordo com os organizadores, a feira pode ultrapassar os R$ 90 milhões em volume de negócios, movimentando não só o setor da fruticultura, mas também o turismo, comércio, hotelaria, alimentação e serviços locais.
As rodadas internacionais de negócios terão participação de compradores da Ásia, Europa, América do Norte e Oriente Médio, interessados especialmente em frutas tropicais frescas como melão, manga, mamão e banana.
“A Expofruit é um dos principais vetores de geração de negócios para a fruticultura irrigada do semiárido brasileiro”, afirma Fábio Queiroga, presidente do COEX.
O evento também gera impacto direto no setor de serviços de Mossoró. A previsão é de ocupação total da rede hoteleira durante a feira, além de aumento significativo no movimento de bares, restaurantes e comércios locais.
A estimativa é de criação ou manutenção de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos, em função da realização da Expofruit.
Uma das principais atrações da feira será a Rodada Internacional de Negócios – Frutas Frescas, promovida pelo programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, em parceria com o Sebrae-RN. O encontro ocorrerá nos dias 20 e 21 de agosto, reunindo empresas brasileiras e compradores internacionais.
Estão disponíveis 40 vagas para empresas do setor de frutas frescas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Além disso, 15 micro e pequenas empresas serão selecionadas para receber ajuda de custo com passagens nacionais, caso sejam de fora do estado.
Empresas do Norte, Nordeste, Distrito Federal, além de negócios liderados por mulheres e pessoas negras ou pardas, receberão pontuação extra no processo seletivo.
“A Expofruit é estratégica para o Sebrae-RN e para o setor da fruticultura no estado, sendo palco para decisões, parcerias e novos negócios”, destaca João Hélio, diretor técnico do Sebrae-RN.
Segundo o Sebrae-RN, o evento é parte de um esforço conjunto com ApexBrasil e o Governo do RN para expandir a presença da fruticultura potiguar em mercados internacionais.
A cada edição, a Expofruit tem atraído representantes de estados como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, além de delegações de países da Europa, Ásia, América do Norte, América Central e África.
Durante a feira, será realizado o tradicional Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e CFO Consolidado (CFOC). A capacitação, promovida pelo Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), acontece de 19 a 22 de agosto, na Ufersa.
O curso é destinado a engenheiros agrônomos e visa habilitá-los para a emissão de certificados fitossanitários. São oferecidas 40 vagas, com investimento de R$ 150. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.idiarn.rn.gov.br.
Com uma programação diversificada, rodadas de negócios internacionais e espaço para qualificação profissional, a Expofruit 2025 se consolida como uma vitrine estratégica para o desenvolvimento da fruticultura brasileira.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias