Publicado em: 31/07/2025 às 13:00hs
A Embrapa Cerrados (DF), em parceria com a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (UMIPI Cacau) e outras instituições, lançou o livro digital “Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso”. A obra compila os conteúdos apresentados na Capacitação em Fruticultura Tropical, evento on-line e gratuito realizado entre 2021 e 2022, com 22 palestras técnicas de pesquisadores especializados. O material está disponível para download gratuito aqui.
Cada capítulo do livro apresenta uma síntese dos principais resultados, tecnologias desenvolvidas e experiências de sucesso no cultivo de diversas frutas em regiões tropicais do Brasil. As temáticas abordam fruteiras como maracujá, citros, uvas (para mesa, vinho e sucos), frutas vermelhas, temperadas, orgânicas e nativas, além de banana, abacate, goiaba, pitaya, abacaxi, manga, mamão, graviola, pêssego, açaí, cacau, caju, melão e melancia, além de mercado e comercialização.
O principal objetivo do evento foi capacitar produtores rurais, técnicos, extensionistas, professores e estudantes na área de fruticultura tropical. A iniciativa contou com o apoio da Emater-DF, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF, Rota da Fruticultura RIDE/DF, Emater-GO, Emater-MG e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com uma produção anual superior a 50 milhões de toneladas em aproximadamente 2,4 milhões de hectares. O setor emprega mais de 5 milhões de pessoas, o que representa cerca de 16% dos postos de trabalho no agronegócio brasileiro, destacando sua relevância econômica, social e ambiental.
Segundo o pesquisador Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, os avanços científicos têm impulsionado a fruticultura por meio de melhoramento genético, desenvolvimento de cultivares superiores e sistemas produtivos mais eficientes. Entre as práticas destacam-se a produção de material propagativo de qualidade, manejo integrado de pragas, nutrição equilibrada das plantas e gestão responsável da irrigação e recursos hídricos.
Faleiro ressalta que a fruticultura é uma importante alternativa para promover o desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e melhoria da qualidade de vida no campo. Os exemplos de sucesso em diferentes regiões brasileiras resultam de pesquisa, inovação e transferência tecnológica que aumentam produtividade e competitividade, permitindo o acesso a mercados nacionais e internacionais, especialmente em períodos de entressafra.
“As experiências positivas, a crescente demanda interna e externa, as tecnologias disponíveis para produção diversificada e o protagonismo do produtor rural brasileiro comprovam que a fruticultura é um importante motor para o desenvolvimento sustentável do país. Por isso, o setor deve continuar sendo foco de projetos e políticas públicas que incentivem seu crescimento”, conclui Faleiro.
Baixe a publicação gratuitamente
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias