Fruticultura e Horticultura

Embrapa ensina crianças a cultivarem morango sem agrotóxico

Iniciada semana passada, ação estende-se até o final do ano, envolvendo estudantes de Bento Gonçalves (RS)


Publicado em: 27/08/2013 às 17:00hs

Embrapa ensina crianças a cultivarem morango sem agrotóxico

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), está ensinando crianças do município a cultivarem morango no sistema orgânico, em modalidade sem o uso de agrotóxicos. A ação é direcionada a estudantes do ensino fundamental: uma turma de quinto ano – da Escola Estadual Luiz Fornasier – e uma de quarto – do Colégio Sagrado Coração de Jesus, da rede particular –, contemplando mais de 50 alunos. Iniciado semana passada, com a instalação das ‘estruturas de plantio’ na manhã de terça-feira, 20, na Luiz Fornasier, e na tarde de quarta, 21, no Colégio Sagrado, o processo se estende até o final do ano.

Por meio do projeto, a unidade de pesquisa dá às escolas todo o aparato necessário para o cultivo do morango, que será feito pelas crianças. Fornecem-se as mudas de morangueiro, o ‘substrato’ (confira significado mais abaixo) sobre o qual elas serão plantadas, os vasos que conterão substrato e muda e a estrutura específica para plantio, coberta plasticamente (como uma pequena ‘estufa’), além de cartilha explicando o passo a passo do cultivo orgânico de morango. Nela, são detalhados, entre outros aspectos, as principais doenças e pragas que atacam o fruto, bem como os meios para controlá-las, os cuidados necessários para a produção e sua frequência (como, por exemplo, monitorar o aparecimento de pragas e doenças diariamente ou pelo menos duas vezes por semana) e o ponto de colheita. Afora isso, no dia da implantação do experimento, técnicos da Embrapa explicaram os conteúdos para os estudantes – já que os professores receberam informações técnicas e orientações para condução do experimento no começo do mês. Até o final do ano, quando os alunos poderão colher (e saborear, afinal!) os frutos, esses profissionais têm a incumbência de visitar as escolas uma vez por semana, para orientar as crianças – que devem anotar o que observam – e acompanhar a evolução do cultivo.

Além de repassar aos estudantes fundamentos sobre uma modalidade agropecuária sustentável, a Embrapa Uva e Vinho está, com o projeto, transferindo à sociedade tecnologias com as quais trabalha. Tratam-se do uso de substrato e de coberturas plástica, além das estratégias de controle orgânico de doenças e de pragas, observa a coordenadora da ação educativa, analista da unidade de pesquisa Anelise Sulzbach. “A ação, de uma parte, tem como objetivo aproximar as crianças do conceito de produção orgânica sem agrotóxicos; de outra, fazer com que se deem conta do trabalho do agricultor, valorizando-o: afinal, serão mais de dois meses de cultivo até que possam colher seus próprios moranguinhos”, comenta ela. Anelise acrescenta que as escolas ficarão com as estruturas, podendo dar continuidade ao cultivo por conta própria em próximos anos.

A atividade, denominada Ação educativa do projeto Embrapa 40+20: morangos orgânicos, acontece em comemoração às quatro décadas de fundação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, completadas este ano. Ações nos mesmos termos acontecem em todo o país, tendo por objetivo executar um projeto de pesquisa nas escolas, utilizando informações e tecnologias geradas por unidades da Embrapa. As escolas de todo o país participantes concorrem entre si. A selecionada da Região Sul receberá como prêmio passagens para que um(a) aluno(a) e um(a) professor(a) da turma viajem para Brasília (DF), em abril de 2014, para participar do evento Ciência para a Vida. Além disso, o estabelecimento de ensino receberá um kit de publicações para sua biblioteca.

A ação educativa da Embrapa Uva e Vinho está sendo viabilizada por conta de parcerias. Da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), vieram as mudas; a casca de arroz carbonizada usada no substrato foi doada pelo agricultor Neimar Luis Puhl, de Lajeado (também no Rio Grande do Sul).

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

◄ Leia outras notícias